sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Super leão ergueu a Taça


O Sporting bateu o Benfica por 4-2 e, com um intervalo de 32 anos, conquistou a sua segunda Supertaça de hóquei em patins, primeira António Livramento. O jogo disputou-se no Pavilhão de Aljustrel.

Texto e fotos Firmino Paixão


O Pavilhão Municipal Armindo Peneque, em Aljustrel, encheu-se por completo para receber um sempre apetecível Benfica-Sporting para disputa da 33.ª edição da Supertaça, agora e desde 1999 designada de António Livramento, esse grande vulto nacional da modalidade, um troféu bem enquadrado num recinto que honra, também, a memória de outra grande figura do hóquei em patins, mas à escala da região, o aljustrelense Armindo Peneque. Entrou melhor o Benfica, adiantando-se no marcador até aos 2-0, mas ao intervalo o Sporting já tinha reduzido. No segundo tempo os leões galvanizaram-se e arrancaram um justo triunfo por 4-2, levantando o troféu, perante umas largas centenas de espetadores empolgados com a emotividade do jogo. Uma excelente jornada de divulgação do hóquei em patins no território da Associação de Patinagem do Alentejo (APA). O presidente, Nuno Palma Ferro, comentou que “o nosso grande objetivo foi mostrar ao mundo do hóquei alentejano, que hoje encheu o Pavilhão de Aljustrel, que, de facto, estamos cá para o que precisarem de nós e que sabemos fazer as coisas tão bem, ou melhor, que noutros lados”. Só por isso, e pela Federação de Patinagem de Portugal ter confiado à APA esta missão, o dirigente evidenciou satisfação: “O desafio que se nos colocou foi cumprido com distinção, rigor e eficácia, por isso, toda a gente ficou satisfeita com a organização que montámos. Para nós, houve aqui alguns fatores que foram novidade, aos quais nos adaptámos e com os quais aprendemos, e estamos muito contentes pelo espetáculo, mas enquanto instituição, sobretudo pela divulgação da modalidade, porque, para este jogo em concreto, a APA apostou em socializá-lo, isto é, em fazer cumprir a sua função de divulgação da modalidade, de mostrá-la tal qual ela é. Esse foi o nosso primeiro grande objetivo, o segundo foi que a organização fosse a mais perfeita possível e o terceiro era o espetáculo desportivo em si, que correu com a normalidade que esperávamos”. “Por tudo isto, só posso terminar com uma justíssima palavra de reconhecimento ao município de Aljustrel e ao Mineiro Aljustrelense”, concluiu.
O anfitrião do evento, Nelson Brito, presidente do município de Aljustrel, que abriu as portas do seu pavilhão a uma grande jornada desportiva, sublinhou que “Aljustrel hoje honrou o hóquei em patins, mas também estiveram aqui dois grandes nomes da modalidade, o Antonio Livramento, que dá o seu nome à Supertaça, mas também Armindo Peneque, um homem que também deu muito à modalidade e que, está escrito na história, foi o pai do hóquei aqui em Aljustrel. Por isso, não foi à toa que a APA escolheu Aljustrel para este evento, terá sido porque têm presente que o hóquei, e o desporto em geral, têm um bom pulsar nesta terra, onde temos magníficas condições para o efeito”. O autarca estava feliz porque, disse, “ouvi dos responsáveis federativos, associativos, das equipas, a afirmação de que a modalidade ficou aqui hoje fortalecida e o hóquei precisa, efectivamente, disso e Aljustrel contribuiu com tudo aquilo que lhe foi solicitado por quem nos lançou este desafio, a APA e a FPP, porque um Benfica-Sporting é sempre especial neste País, por isso, é gratificante termos o nosso município associado a estes pergaminhos e a tudo o que de bom vai acontecendo neste País”.


Benfica- Sporting , 2-4



Pavilhão Municipal de Desportos Armindo Peneque, em Aljustrel.


Árbitros: Miguel Guilherme e Luís Peixoto (Lisboa). António Fialho (mesa).


Benfica: Guillem Trabal (GR); Válter Neves (cap), Tiago Rafael, Jordi Adroer Mas, Marc Torra Sayo, Carlos Nicolia Heras, João Rodrigues (1), Diogo Rafael (1), Miguel Rocha e António Silva (GR).
Treinador: Pedro Nunes.


Sporting: Angelo Girão (GR), Esteban Ábalos, João Pinto (1), Cláudio Cacau Filho, André Centeno (2), Luís Viana (1), André Moreira, Daniel Oliveira, Ricardo Figueira (cap) e José Macedo (GR).
Treinador: Nuno Lopes.

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário