sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Cavaleiros de Santiago


Luís Pinto e Sandra Teixeira, consagrados atletas nacionais do Sporting, triunfaram no 23.º Crosse dos Cavaleiros de Vale de Santiago. Vitória inédita, de marido e mulher, nesta mítica prova no concelho de Odemira.

Texto e fotos Firmino Paixão

O 23.º Crosse dos Cavaleiros de Vale de Santiago, organizado pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO) em parceria com o município local e a Junta de Freguesia de Vale de Santiago, reuniu cerca de meio milhar de participantes (300 na caminhada), representando 25 clubes (oito filiados da Associação de Atletismo de Beja). A competição começou com as tradicionais provas para os escalões mais jovens, bem participadas, por sinal, e teve o seu momento alto com a corrida de 8,4 quilómetros para atletas seniores masculinos e femininos, onde se assistiu a um interessante duelo entre Ruben Pessoa (Benfica) e Luís Pinto (Sporting), durante algum tempo acompanhados por Mussa Djau (Beja Atlético Clube). Na penúltima volta, porém, o mourense Luís Pinto destacou-se e venceu com uma vantagem de 13 segundos sobre o opositor. No setor feminino Sandra Teixeira, mulher de Luís Pinto e também atleta do Sporting, não teve oposição e triunfou com naturalidade.
“Ganhar no Alentejo tem outro sabor”, reconheceu Luís Pinto no final: “É uma sensação única, correr rodeado de pessoas que conheço há muitos anos é sempre agradável e diferente”. O mourense lembrou: “Eu e a Sandra já tínhamos vindo juntos a esta prova, mas foi a primeira vez que ambos a ganhámos, o que acrescenta um sabor ainda melhor”, confessou o atleta do Sporting que prepara a sua participação no Campeonato da Europa de Pista. Após o beijo que celebrou o sucesso de ambos, Sandra Teixeira comentou: “Acaba por ser uma vitória conjugal, mais importante porque venho de um processo de recuperação de maternidade, e chegarmos a casa com os dois primeiros lugares tem sempre um sabor especial”. Sandra Teixeira revelou também: “No meu currículo faltam-me uns Jogos Olímpicos, já tenho todas as competições, é um sonho, vou lutar por ele”.
Raul Lourenço, presidente do NCDO lembrou: “O Crosse já tem algum destaque a nível regional e ficámos satisfeitos porque, apesar de terem existido várias provas neste dia, tivemos uma boa participação, e até de atletas do Sporting e do Benfica”. O dirigente salientou ainda: “Tem existido um esforço da autarquia em manter esta parceria para a organização deste evento desportivo em Vale de Santiago, conjugando-se a vertente de lazer, através da caminhada, depois a competitiva, e sempre juntamos aqui cerca de 500 participantes, dinamizando um pouco esta freguesia, e isso é importante”. Por outro lado, explicou, “temos tentado manter alguns incentivos monetários mas não é fácil e o valor tem diminuído, mas fazemos o que podemos”.

Resultados

Masculinos – seniores: 1.º Luís Pinto, Sporting, 27.52. 2.º Ruben Pessoa, Benfica, 28.05. 3.º Mussa Djau (Beja AC), 29.09. 4.º João Cruz (Beja AC), 29.18. 5.º João Figueiredo (CN Alvito), 30.58.
Veteranos (vet.) 1: André Ferreira (Pico); vet.2: Luís Coelho (Reboleira); vet.3: José Antunes (Reboleira); vet.4: José Inácio (Reboleira); vet.5: Luís Pereira (Beja AC); vet.6: Silvestre Gomes (Pico); vet.7: Germesindo Rodrigues (V. Setúbal).
Juniores: Nuno Lopes (Linda Pastora).
Juvenis: Ruben Pinto (Sporting).
Iniciados: Edson Barros (Pechão).
Infantis: Daniel Cardoso (Amiciclo).
Benjamins B: Vasco Guerra (Odemira).
Benjamins A: Rodrigo Marques (Odemira).
Femininos – seniores: 1.ª Sandra Teixeira (Sporting), 34.26. 2.ª Liliana Veríssimo (Sapeira), 36.53. 3.ª Ana Lourenço (NDC Odemira), 37,22. 4.ª Isabel Gonçalves (Sapeira), 40.3. 5.ª Andreia Lopes (Amiciclo), 47.35.
Veteranas I: Carina Correia (Pechão).
Veteranas II: Paula Laneiro (castrense).
Juniores: Edna Barros (Pechão).
Juvenis: Carolina Costa (Pechão).
Iniciados: Fatoumata Diallo (Pechão).
Infantis: Ana Godinho (BNSC).
Benjamins B: Érica Santos (Odemira).
Benjamins A: Catarina Almeida (CN Alvito). Equipas: 1.º CO Pechão, 176 pontos; 2.º NDC Odemira, 104; 3º. CN Alvito, 92. 

Fonte: http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário