terça-feira, 24 de novembro de 2015

Daniel Simões (sub-16): "Sempre sonhei representar Portugal"

Daniel Simões assume que Pauleta é a sua maior referência e recorda o o início do trajeto desportivo num clube alemão de nome sugestivo: "Os magriços". O avançado já está com os sub-16 no Alentejo, a preparar dois jogos com a Bélgica.
Futebol Sub-16
A Seleção Nacional sub-16 já está em Beja, onde os comandados de Filipe Ramos vão estabelecer o seu "quartel-general" no estágio que decorrerá nos próximos quatro dias e que incluirá dois jogos de preparação com a Bélgica.
Na véspera do dia que pode marcar a sua estreia como internacional português, Daniel Simões recordou ao fpf.pt o seu ainda curto mas original percurso no futebol. Afinal, como é que um jovem jogador dos alemães do Friburgo integra um estágio da Equipa das Quinas? "Nasci na Alemanha e joguei lá quase sempre, mas os meus pais são portugueses. Emigraram há 25 anos mas nunca perderam contacto com Portugal. Lembro-me muito bem das férias que fazíamos por cá todos os anos e sempre frequentei escolas portuguesas, por isso é que domino a língua com facilidade", justificou. 


Com apenas 15 anos, não são muitos os jogadores que tenham despertado o interesse de duas federações, mas o atacante já teve de fazer uma opção muito importante na sua carreira desportiva: "Já sou internacional pelas seleções jovens alemãs, mas a verdade é que sempre sonhei representar Portugal. Identifico-me mais com o país e com as pessoas. Quando surgiu o convite para vir a um estágio da seleção portuguesa, nem hesitei. Os meus pais estão muito contentes, mas disseram sempre que respeitariam a minha decisão. Eu gosto mais de estar aqui."

Esta vontade tão firme tem vários anos de consolidação. O início do trajeto desportivo de Daniel Simões foi o suporte ideal para despertar o desejo de vestir a camisola das Quinas: "Tudo isto começou quando tinha 3 anos, foi pura coincidência. Ia com a minha mãe e vi uns miúdos a jogar à bola...mostrei logo a minha vontade de me juntar a eles. Era um treino de um clube português na Alemanha que se chamava "Os Magriços". Joguei lá até aos 10 anos", recordou o jovem goleador. Os pontos de interesse não se ficam por aqui, até porque o caminho do sucesso é, muitas vezes, sinuoso: "Depois fui para a Suiça durante dois anos. Jogava no Schafhausen, um clube que está agora na II divisão da Suiça. Como tive um convite para representar o Friburgo, um clube grande, voltei para Alemanha, onde estou atualmente."

A possibilidade de somar a primeira internacionalização por Portugal ao serviço dos sub-16 é uma oportunidade para agarrar, por todos os motivos: "Sei que a Federação oferece a camisola da primeira internacionalização e eu quero emoldurá-la como presente para os meus pais. Eles vão estar aqui no Alentejo para me ver, vão fazer mais de 2000 kms de propósito. Não sei se há muitos pais a fazer isto por um filho e quero agradecer-lhes", admitiu.

Garantindo sempre que já se sente perfeitamente integrado no grupo de trabalho orientado por Filipe Ramos, Daniel Simões não esconde que a sua grande referência no futebol é uma das maiores figuras de sempre da Equipa das Quinas: "O Pauleta, acho que sou muito parecido com ele. Temos as mesmas caractrísticas. Sou um avançado mais posicional, que gosta de estar na área para finalizar. Gostava de chegar à seleção A portuguesa, como ele chegou."

O primeiro Portugal-Bélgica desta semana está marcado para esta terça-feira (24 de novembro), no Estádio Municipal 25 de abril (Castro Verde), pelas 15h00.

Eis a lista completa de convocados: Benfica: Mamadou Koné, Miguel Nóbrega, Mário Ferreira, Pedro Álvaro, Ricardo Campos, Tiago Silva e Umaro Embalo FC Porto: Afonso Sousa e Romário Baró Padroense FC: Paulo Moreira Palmeiras FC: Rui Ribeiro Real SC: Rafael Camacho Rio Ave FC: João Oliveira SC Freiburg: Daniel Simões Sporting: Bavikson Biai, Bernardo Sousa, Diogo Brás, Gonçalo Costa e Rodrigo Vaza Vitória SC: André Almeida
Programa da Seleção Nacional sub-16: 24 de novembro| terça-feira 15h00 Jogo PORTUGAL-BÉLGICA (Estádio Municipal 25 de Abril, Castro Verde)
25 de novembro| quarta-feira 11h00 Treino (Complexo Desportivo Fernando Mamede, Beja)
26 de novembro| quinta-feira 15h00 Jogo PORTUGAL-BÉLGICA (Complexo Desportivo Fernando Mamede, Beja)
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário