A
equipa francesa constituída por Francis Lauilhe, Pierre Marie Lauilhe, Louis
Lauilhe e Philippe Berruer, venceu a edição de 2015 das 24 Horas TT Vila de
Fronteira. A formação do Sadev Oryx #3 demonstrou uma tremenda regularidade ao
longo de toda a corrida e assumiu a liderança, em definitivo, a partir da 15ª
hora, sendo a primeira a ver a bandeira de xadrez ao fim de 112 voltas ao
Terródromo.
Igor
Skoks, Rudolph Skoks e Arvis Pikis, pilotos que nos últimos anos vêm da Letónia
para participar neste grande desafio de resistência, conseguiram o objectivo a
que se tinham proposto. Depois de um quinto lugar no passado, levaram o
Mitsubishi Pajero #5 à segunda posição, a uma volta da equipa vencedora. No
último lugar do pódio terminou o AC Nissan Proto #22 de Alexandre Andrade,
Cédric Duplé, Yann Morize e Miguel Campos. A estrutura luso-francesa era
apontada como a grande favorita, mas alguns percalços durante as 24 horas
relegaram-na para o terceiro lugar, também a uma volta do Sadev Oryx.
“Foi
uma vitória extraordinária. Sofrida mas fantástica. Correu tudo bem, sem
problemas de maior. Fomos sempre regulares e consistentes. Quero felicitar toda
a minha equipa, desde os pilotos aos mecânicos e ao construtor do carro. Esta é
uma estrutura amadora que está aqui pelo prazer. E agradeço aos dois elementos
portugueses, o António Pereira e o Paulo Guimarães, que foram incansáveis. A
prova foi excelente. A organização está de parabéns. A pista é de um grande
nível e a linha das boxes é muito funcional, com todas as condições, como água
e luz”, disse o piloto e proprietário da equipa, Francis Lauilhe.
Com o
melhor tempo nos treinos cronometrados, que foi o novo recorde na pista, o AC
Nissan Proto partiu da pole-position e cedo assumiu o comando da prova. Ao fim
de 2h30, a corrida foi interrompida devido a um acidente, mas quando o pace-car
deixou o circuito, o carro da equipa luso-francesa manteve-se na frente. Até
que um problema na transmissão obrigou a paragem forçada e o Sadev Oryx de
Lauilhe passou para a frente. Desde o cair da noite até à 15ª hora as duas
equipas alternaram no primeiro posto.
Foi aí
que Lauilhe deu um passo de gigante rumo ao triunfo. Alexandre Andrade capotou
o AC Nissan Proto e perdeu duas voltas. A vantagem entre o Sadev Oryx e a
concorrência passou a ser de, pelo menos, uma volta, em particular para o
Mitsubishi Pajero de Skoks. Com uma distância considerável, a estrutura do
carro #3 definiu uma estratégia que lhe valeu a vitória. Os pilotos mantiveram
um ritmo muito consistente até aos últimos minutos.
A
melhor formação totalmente portuguesa concluiu as 24 Horas TT Vila de Fronteira
no sexto posto. Foi a Nissan Navara de Victor Conceição, Tiago Rodrigues, Nuno
Pires e João Carvalho, que conquistou a vitória na categoria Promoção C.
Entre
os cinco primeiros, os carros do campeonato francês de resistência dominaram.
Só o Pajero que veio da Letónia se intrometeu e venceu a categoria T1. Na
classe T2, a Nissan Navara #65 venceu e terminou no oitavo lugar, a 11 voltas
dos vencedores. Nota de destaque também para o Polaris RZR #61. Este UTV não só
se impôs na categoria T3 como concluiu a maratona entre os dez melhores da geral,
com um impressionante nono posto.
Entre
os concorrentes do Desafio Mazda, o CX-5 Proto #47 venceu e voltou a celebrar
depois de, à passagem pelas 12 horas de prova, João Rato ter assegurado a
conquista desta competição monomarca. O Mitsubishi Pajero #63 acabou em 14º e
triunfou na categoria Promoção A, enquanto o Renault Super 5 #42 foi o melhor
da Promoção B. À geral, concluiu no 53º posto.
A 18ª
edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira contou com a participação de duas
formações exclusivamente femininas. E neste particular, a mais forte foi a
Nissan Navara #70. Sónia Ferreira, Fabiana Gomes, Sandra Domingues e Isabel
Rosa concluíram a prova em 43º da classificação absoluta.
(Carlos
Pereira, multidesportos)
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