A Seleção Nacional A feminina iniciou a 23.ª edição da Algarve Cup com uma derrota pela margem mínima (1-0).
Futebol Fem. - Seleção A
A Rússia cedo se deparou com forte oposição da Equipa das Quinas, que chegou ao intervalo a controlar completamente a partida.
Quando assumiram as rédeas dos acontecimentos, as comandadas de Francisco Neto pressionaram a toda a largura e conseguiram criar as melhores ocasiões de golo da primeira parte. A mais flagrante foi um cabeceamento de Vanessa Marques ao poste.
No regresso, Portugal manteve-se forte, instalando-se mais facilmente nos domínios das adversárias. Após um livre transformado por Cláudia Neto, que ainda desviou na defensiva russa, Carole Costa falhou o golo por milímetros.
Logo depois, a Equipa das Quinas sofreu um golo, na primeira investida da Rússia à baliza de Patrícia Morais, de bola parada. Daria .
Nos minutos finais, Ana Borges e Cláudia Neto voltaram a criar perigo, sem efeitos no marcador. As russas beneficiaram de uma grande penalidade a seu favor, mas remataram aos ferros.
Ana Borges foi eleita Woman of the Match by Allianz (clique aqui para saber mais).
Francisco Neto em discurso direto
"Claro que temos um sentimento de alguma desilusão e de alguma injustiça porque hoje, por aquilo que fizemos durante o jogo, sentimos que fomos melhores e que merecíamos mais. Também sabemos que, ao mais alto nível, os pormenores pagam-se caros. Tivemos oportunidades que não finalizámos, a Rússia acabou por fazer um golo e foi mais feliz.
Temos de melhorar estes aspetos, mas, acima de tudo, devemos enaltecer o querer, a postura e a atitude das nossas atletas. Acabámos a jogar com uma linha de três defesas, a pressionar a Rússia desde o primeiro minuto de jogo, na sua primeira fase de construção, o que exigiu muito de nós. Criámos o que tínhamos de criar, mas temos de fazer com que as coisas aconteçam e que o golo surja.
Todas as derrotas são amargas. Aquelas que acontecem quando nós somos superiores custam muito mais a digerir. Hoje, sinceramente, fomos bastante superiores. Fruto daquilo que nós conseguimos produzir e não deixar produzir a Rússia, uma equipa muito forte. Nós fomos conseguindo parar o jogo ofensivo da Rússia, encontrando espaços para criar ocasiões de golo. Infelizmente, não foi suficiente para sairmos daqui com o resultado que queríamos.
A nossa grande preocupação vai ser avaliar e recuperar as jogadoras, para podermos preparar o jogo [de sexta-feira, contra o Brasil, em Vila Real de Santo António]. Sabemos que vai ser um jogo de extrema dificuldade, contra uma equipa muito forte, que tem as suas armas. Vamos, à imagem do que nos propusemos desde que começámos a trabalhar, procurar resolver os problemas que o Brasil nos vai criar, e sabemos que são muitos, e ao mesmo tempo conseguir criar alguns problemas ao Brasil. Temos de definir bem a nossa estratégia para poder fazer um bom resultado contra uma superequipa".
Brasil bate a Nova Zelândia
Na outra partida do Grupo B, disputado em Lagos, a formação do Brasil venceu, por 1-0, a formação da Nova Zelândia graças ao tento de Débora de Oliveira aso 21 minutos.
Presença especial
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hunberto Coelho, fez questão de marcar presença em Albufeira para assistir ao encontro da formação lusa.
Ficha de Jogo
Algarve Cup 2016 | 1.ª Jornada do Grupo B
Estádio Municipal de Albufeira
Árbitra: Sara Persson (Suécia). Árbitras Assistentes: Annica Johansson e Julia Magnusson (Suécia). Quarta árbitra: Tupou Patia (Ilhas Cook).
Portugal 0-1 Rússia (0-0 ao intervalo)
Portugal: Patrícia Morais; Matilde Fidalgo (Carolina Mendes, 89'), Carole, Sílvia Rebelo e Inês Silva (Solange Carvalhas, 77'); Dolores Silva, Cláudia Neto - Cap., Tatiana Pinto e Amanda Costa (Suzane Pires, 67'); Vanessa Marques e Ana Borges. Suplentes não utilizadas: Neide Simões, Mónica Mendes, Rita Fontemanha, Edite, Catarina Almeida, Fátima Pinto, Diana Silva, Raquel Infante e Vanessa Rodrigues. Treinador: Francisco Neto. Golos: nada a assinalar Disciplina: nada a assinalar.
Rússia: Iuliia Grichenko; Anna Kozhnikova, Olesya Kurochkina (Nadezda Smirdnova, 84'), Ekaterina Dmitrenko, Daria Makarenko, Elena Terekhova (Elena Kostareva, 84'), Olesya Mashina (Margarita Chernomyrdina, 65'), Ekaterina Pantiukhina (Anna Cholovyaga, 46'), Elena Medved, Kseniia Tsybutovich – Cap. e Elena Morozova.
Suplentes não utilizadas: Elena Kochneva, Yulia Gordeeva, Liubov Kipiatkova, Elvira Ziiastinova, Anastasiia Pozdeeva e Elena Danilova.
Treinadora: Elena Fomina.
Golos: 0-1, por Daria Makarenko.
Disciplina: cartões amarelos para O. Machina (52'), E. Morosova (56') e Kseseniia Tsybutovich (70')
Foto: FPF/André Sanano
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário