quarta-feira, 18 de maio de 2016

Fernando Santos (AA): "Não é uma questão de fé, é uma questão de acreditar"

Conheça as primeiras palavras do Selecionador Nacional depois de anunciar a lista de 23 convocados para o Campeonato da Europa de 2016. (VÍDEO)para ver e ouvir no site da FpF.PT
Seleção A
Fernando Santos em discurso direto:
"Todos os jogadores foram escolhidos depois de muita ponderação. Há um lote de 23, não vamos fazer aqui destaques individuais."
"Não temos plano A ou B, temos uma forma de defender e de atacar. Em princípio, não jogaremos com avançados fixos, iremos utilizar jogadores mais móveis na frente. Depois, o próprio jogo ditará a nossa abordagem. Se quisermos falar em termos de posicionamento no início do jogo, estaremos mais perto de um 4x4x2. É possível melhorar algumas coisas, há sempre algum grau de crescimento. Estes últimos dois jogos foram bons para isso e demonstraram que a equipa pode responder bem."
"Um dos critérios de análise tem que ver com quadro clínico dos jogadores. Bernardo Silva tem alguns impedimentos."
"Não vamos ter todos os jogadores no dia 23. Vou proporcionar a todos eles 4 ou 5 dias de descanso. Eu e a equipa técnica entendemos que isso seria importante para os jogadores repousarem e depois iniciarem o trabalho normal na Seleção. Vamos começar a trabalhar com 13 futebolistas e depois vamos respeitar este calendário. Estruturámos o trabalho para que possamos retirar de todos as melhores capacidades. Não vamos iniciar os trabalhos mais tarde porque temos jogadores a terminar a época mais cedo e oito dias de descanso seriam demasiado para eles. Desta forma, quando chegarmos a França tudo estará afinado."
"Não há nenhuma lista de reservas. Espero que não aconteça nenhuma infelicidade. Se monitorizámos 40 jogadores sabemos o que decidir se alguma coisa falhar."
"Custa-me deixar de fora alguns jogadores fulcrais na fase de qualificação mas as decisões têm de ser tomadas com o objetivo de estarmos afinados em França e com toda a gente em condições. É uma prova muito rápida e intensa."
"Cristiano Ronaldo vai estar na sua melhor forma e tenho a convicção que está a preparar-se física e mentalmente para a final da Champions e para o Europeu. Ele tem uma ambição muito forte em relação a esta competição."
"Vamos conseguir treinar em termos estratégicos e fazer a recuperação física dos atletas. Se o corpo estiver cansado a cabeça dificilmente vai pensar. Temos de ter a cabeça fresca para que depois os outros aspetos do jogo também possam ser trabalhados."
"Vieirinha e Raphaël Guerreiro são jogadores que conhecem várias posições em termos defensivos e ofensivos. Procurámos equilibrar a equipa tendo em conta algumas polivalências dos jogadores."
"Quando estivermos juntos pela primeira vez, vou dizer aos jogadores que acredito e que todos vamos acreditar que podemos chegar à final do Europeu e vencê-la. Não é uma questão de fé, é uma questão de acreditar. Portugal não sai como favorito, não temos essa presunção. Temos, isso sim, capacidade para defrontar qualquer adversário."
"Se conseguirmos ser 11 jogadores com mais 11 milhões a apoiar será o ideal. Eles [os portugueses] serão muito importantes para nós e para que esta ambição possa ser concretizada."
"Teremos 10 jogadores que nunca participaram na fase final de um Campeonato da Europa. É uma mistura clara da experiência com a irreverência própria da juventude. Isso prova claramente que Portugal tem futuro e que esse futuro passa pela ambição de querer ganhar."
"Na primeira semana o regime será livre, não existirá a carga psicológica do estágio. Nas semanas seguintes iremos dar alguns dias e noites livres para que os jogadores possam descomprimir. Também vamos assegurar alguns momentos para os jogadores estarem com as suas famílias. Vamos tentar que haja rigor neste funcionamento."
"Espero apoio fortíssimo dos nossos emigrantes em França e dos que vão viajar para nos apoiar. Vou procurar concretizar os sonhos de alguns que desejariam estar perto da equipa. Um dos treinos será, seguramente, aberto para que os jogadores sintam o carinho dos portugueses."
Foto FPF/Diogo Pinto
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário