quinta-feira, 5 de maio de 2016

Sub-17: estreia auspiciosa

Portugal venceu o Azerbaijão por 5-0 na estreia no Campeonato da Europa de sub-17. Em Baku imperou a lei do mais forte.
Futebol Sub-17
Num encontro que soube tornar fácil e em que impôs claramente a identidade do seu futebol, Portugal venceu confortavelmente o Azerbaijão por 5-0 na sua estreia no Campeonato da Europa de sub-17.
José Gomes propiciou um início auspicioso à Seleção Nacional ao inaugurar, logo aos4´, o marcador de cabeça.
Portugal aproveitou o embalo e construiu várias oportunidades de golos nos minutos que antecederam o segundo tento de José Gomes, aos 16´. 
O avançado português aproveitou um desentendimento da defensiva adversária e, com enorme frieza, fez a bola entrar no lado direito da baliza azeri.
Aos 24´, e na sequência de uma excelente incursão de Miguel Luís pelo lado esquerdo da equipa da casa, o centro rasteiro, para a zona de entrada de João Filipe, foi intercetado para dentro da própria baliza pelo capitão azeri Azadov.
O intervalo veio assim com Portugal a vencer por 3-0 e sempre a demonstrar absoluto controlo da partida, fruto de um futebol apoiado, solidário e muito técnico.
A segunda parte, começou como a primeira. Aos 44´, Gedson Fernandes assistiu Miguel Luís ampliando a vantagem.
O golo madrugador ditou o abrandamento do ritmo da Seleção Nacional que, continuando a exercer enorme domínio, só voltou a marcar, aos 76´, por Gedson Fernandes, na sequência de um excelente remate fora da área.
Num encontro promissor, sereno e com forte personalidade, Portugal fez valer a lei do mais forte na sua estreia na Terra do Fogo. 
Ficha de jogo
Campeonato da Europa de 2016 - Azerbaijão grupo A
1.ª jornada
Estádio Olímpico, Baku (Azerbaijão)

Árbitro: Bartosz Frankowski (Pol). Árbitros assistentes: Vasili Ermischin (Mold.) e Balazs Buzas (Hun.) Quarto árbitro: Sergejus Slyva (Lit.).
Azerbaijão 0-5Portugal (17h00, Eurosport 1)
Azerbaijão: Huseynov, Garaev, Asadov (Cap.), Seylighli, Gadirzade, Nabyev, Guler, Karakash, Mukhtarli (Mehdiyev,49´), Ekincier e Oksuz (Kasumov, 53´).
Suplentes: Ibrahimov, Hasanov, Atlam, Ahmadov e Mahmudov
Treinador: Tabriz Hasanov.
Golos:-. Disciplina:-.
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Diogo Queirós (Cap.), Diogo Leite, Rúben Vinagre; Florentino, Gedson Fernandes, Miguel Luís (Domingos Quina,48´), João Filipe, Mesaque Dju (Rafael Leão, 67´) e José Gomes (Mickael Almeida,59´). Suplentes não utilizados: João Virgínia, Thierry Correia, Luís Silva e Lameira. Treinador: Hélio Sousa Golos: José Gomes (4´ e 16´), Asadov (25´, pb), Miguel Luís (45´) e Gedson (76´). Disciplina:-.
O Azerbaijão, recorde-se, como país organizador, qualificou-se automaticamente mas fez uma preparação intensa para a competição. A seleção anfitriã do torneio, entre outros encontros particulares, empatou com Ucrânia e venceu a Rússia.  
Portugal vai realizar o 75º jogo em fases finais de europeus sub-16 e sub-17 dos quais venceu 43, empatou 13 e perdeu 18. Marcou 123 vezes e sofreu 69 golos. Portugal venceu quatro edições disputadas em sub-16 e uma já no formato de sub-17, em 2003 em Viseu.
Na qualificação, e num escalão etário que se modifica totalmente de ano para ano, Portugal conseguiu a qualificação com cinco vitórias frente a Arménia, San Marino (1º Torneio de Qualificação) Suécia, País de Gales e Croácia (Ronda de Elite) e um empate diante da Inglaterra, ainda no primeiro torneio de apuramento. A equipa portuguesa marcou por vinte vezes e apenas sofreu três golos.  
Depois da partida frente ao Azerbaijão, seguem-se as partidas frente à Escócia (dia 8, 12h30) e Bélgica (dia 11, 13h00).
Esta tarde, jogou-se, no Estádio 8km, o outro encontro do Grupo A com a Bélgica a superar a Escócia por 2-0.
Pode consultar a classificação do Grupo A do Euro 2016 aqui.
Clique aqui para descarregar o Media Guide da Equipa das Quinas para o EURO-2016.
PROGRAMA
5 de maio | quinta-feira
17h00 (20h00 Baku, Eurosport 1) - Azerbaijão-Portugal | Estádio Olímpico de Baku
6 de maio | sexta-feira
16h15 - Treino | Ismat Qayibov 2
7 de maio | sábado
11h00 - Treino | Ismat Qayibov 1
8 de maio | domingo
15h30 - Portugal-Escócia | Dalga Arena
9 de maio | segunda-feira
11h00 - Treino | Dalga TG 
10 de maio | terça-feira
11h00 - Treino | Olympic TG1
11 de maio | quarta-feira
16h00 - Portugal-Bélgica | Dalga Arena
Nota: Horários na hora local. Diferença horária de três horas entre Azerbaijão e Portugal Continental.
Nota 2: Programação sujeita a atualizações que poderão ser consultadas no Media Guide.
Foto: André Sanano/FPF
 Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário