terça-feira, 5 de julho de 2016

Buta: "Temos a ambição de participar no Mundial"

Futebol Sub-19
Para o internacional português, a equipa de Emílio Peixe merece estar nos grandes palcos do futebol mundial.
Buta é um daqueles jogadores de quem não se pode dizer que fala como joga. É exatamente o contrário, garantia do próprio: "Fora de campo sou uma pessoa calma e dentro de campo sou o oposto: um jogador muito explosivo, que gosta do um-para-um e é combativo", confessou, assumindo claramente a sua facilidade em expressar o talento em campo.
A qualidade enquanto extremo desequilibrador tem-se materializado em golos esta época. Dos oito que soma com a camisola da seleção, quatro foram apontados na época 2015/2016, o que só comprova a tese do jogador em relação ao seu método de trabalho: "O segredo é trabalhar, treinar a finalização. No jogo, normalmente, as coisas saem como fazemos nos treinos", afirmou.
Embora tenha jogado a lateral direito no seu clube [SL Benfica] ao longo da época, as aparições pela seleção foram sempre a extremo. Uma confusão de tarefas? Buta discorda: "Acho que ter jogado a lateral deu-me mais noção da forma como posso defender. Isso também é importante para alguém que joga nas alas. Acho que isso me pode beneficiar porque fazer várias posições é uma vantagem para qualquer jogador", referiu.
Considerado também como o melhor jogador do Torneio Internacional de La Manga esta época, Buta chega ao Europeu sub-19 depois de uma temporada recheada de êxitos. Tendo sido um dos eleitos de Emílio Peixe para o Europeu sub-17 de 2014, em Malta, o internacional português olha para trás e vê muitas mudanças nos últimos anos: "Cresci muito e evoluí como jogador, tanto em aspetos técnicos como táticos. Penso que isso me pode beneficiar a mim e à equipa", revelou.
O sonho de participar no Campeonato do Mundo Coreia do Sul-2017 é prioridade absoluta para a Equipa das Quinas: "Temos o objetivo de ir o mais longe possível e, como é óbvio, também temos a ambição de participar no Mundial [sub-20] da Coreia do Sul. Acho que merecemos isso porque trabalhamos muito e lutámos ao longo destes anos todos", admitiu.
Natural de Angola, chegou a Portugal com 4 anos e viveu com os pais em Águeda apenas até aos 14 anos, altura em que rumou a Lisboa para representar o SL Benfica...e a Seleção Nacional: "Estar sem os meus pais ajudou-nos a crescer muito porque vivemos outras coisas. Sentimos a falta da nossa família mas, por outro lado, sentimos o apoio dos nossos treinadores, dos nossos colegas e isso faz-nos bem", concluiu.
Eis o programa dos sub-19  em julho (apenas sessões abertas 15 minutos à comunicação social):
6. 07. 2016 | quarta-feira
10h15 Treino (Cidade do Futebol - relvado 2)

Clique aqui para conhecer o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados
Clique aqui para conhecer o calendário do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016
Fonte: FpF.PTpara ver e ouvir no site da FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário