A Câmara Municipal de Cuba inaugurou o novo parque desportivo e de lazer, um equipamento situado junto às antigas escolas primárias da vila. Um investimento orçado em cerca de 380 mil euros.
Texto e fotos Firmino Paixão
A vila de Cuba dispõe de mais um equipamento desportivo de qualidade, um recinto polivalente, bem localizado, que integra um polidesportivo relvado, um espaço para práticas de desportos freestyle (skate, bmx e patins em linha), zona de lazer e manutenção. O parque situa-se junto às antigas escolas primárias da vila, local onde está alojado todo o movimento associativo cultural e desportivo da vila.
“Era uma necessidade e uma promessa que acaba de ser cumprida”, afirmou João Português, presidente do município de Cuba que, acompanhado da sua vereação e do antigo internacional Manuel Fernandes (ex-Sporting), presidiu à inauguração do recinto na presença de muitos populares e especialmente jovens praticantes. O autarca sublinhou: “Esta era uma das nossas medidas essenciais para implementar neste mandato e fizemos um esforço tremendo para podermos estar hoje a inaugurá-lo. Fica bem localizado, dentro de uma zona residencial nova, é uma área de lazer e desporto que vem dar uma resposta que faltava e que, certamente, contribuirá para que os jovens e menos jovens possam vir aqui todos todas as tardes e usufruir deste espaço”.
Um equipamento aprazível, com uma oferta diversificada no âmbito desportivo para os miúdos, mas também de lazer e de manutenção. “Uma aposta ganha que será importante para a população”, considerou João Português, quantificando o investimento em cerca de 380 mil euros: “São 180 mil euros comparticipados e a fundo perdido, para o relvado sintético, os restantes 200 mil investidos numa obra feita pelo município”. Um investimento elevado sobretudo, acentuou João Português, “para uma câmara que tem pouco financiamento, poucas verbas disponíveis em termos de FEF (Fundo de Equilíbrio Financeiro) e que, portanto, foi a maior obra dos últimos anos feita em Cuba com recursos próprios e isso também demonstra a boa saúde financeira que o município tem e que tem condições, neste momento, para fazer obras, e isso também é um sinal de que câmara vive bons momentos, consegue fazer obras e que estamos no bom caminho”.
O autarca revelou ainda que o parque “fica disponível diariamente e fica também disponível para o futebol de formação. A ideia que temos é que os miúdos possam vir treinar aqui quando construirmos os balneários e sempre que o campo principal esteja ocupado, ajudamos a formação desportiva e, ao mesmo tempo, temos um parque de lazer disponível diariamente”.
O enquadramento da infraestrutura, nomeadamente a sua proximidade com as sedes do movimento associativo, leva o autarca a considerar que “será extremamente importante, até porque algumas delas trabalham diretamente nesta área e acabam por ter junto à própria sede a possibilidade de utilizarem um recinto destinado às próprias modalidades que praticam e, portanto, isso acaba por ser também uma motivação para os próprios praticantes”. João Português recordou que “a oposição tinha projetado para aqui a construção de um loteamento para habitação, mas nós achámos que habitação já temos aqui muita, basta olharmos em redor, e que não devemos construir sem a mínima preocupação de ordenamento, por isso, fazia mais sentido criar um espaço destes na malha urbana do que estar a construir e urbanizar, e achamos que a decisão veio ao encontro daquilo que as pessoas esperavam”.
Uma promessa cumprida, referiu, como já tinha afirmado aquando da inauguração da pista municipal de galgos, um percurso feito de cumprimento de promessas, questionámos. “Essa avaliação será feita pela população na altura certa, por nós, dentro de um mandato reconhecidamente difícil, o município de Cuba tem dado um passo em frente em muitas situações e isso acaba por ser reconhecido, se calhar à porta fechada e não por fora, mas a verdade é que temos feito muita coisa com qualidade: E fica a promessa de que, se nos deixarem, faremos muito mais”.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário