Futebol Sub-19
Embora assuma a ambição dos sub-19 em ir
longe no Europeu da categoria, o capitão Rúben Dias rejeita entrar em
euforias depois do triunfo frente à Alemanha.
FOTOGALERIA
Exibição de qualidade e vitória frente à equipa da casa num grande torneio internacional dão direito a grandes festejos, certo? Errado, diz o capitão dos sub-19, Rúben Dias: "Acima de tudo, o que nós sentimos é que ainda não conseguimos nada. Temos muito caminho para percorrer e vamos pensar nos adversários à medida que nos forem aparecendo pela frente. Não podemos pensar que vai ser tudo bonito, senão corremos o risco de não atingirmos os nossos objetivos", avisou o internacional português.
Desde o dia em que saiu a pré-convocatória para o Campeonato da Europa sub-19, Emílio Peixe assumiu que o primeiro objetivo da Equipa das Quinas é a qualificação para o Campeonato do Mundo sub-20 de 2017, que será organizado pela Coreia do Sul. Rúben Dias mostra-se alinhado com o discurso do seu treinador e não esconde que a presença no Mundial seria terminar em beleza o período de formação nas seleções nacionais: "Seria extraordinário. No caso de conseguirmos esse objetivo, seremos das poucas gerações a garantir a presença nas três competições oficiais das seleções de formação [Europeus sub-17 e sub-19 e Mundial sub-20]. Queremos muito estar no Mundial e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para concretizar esse sonho", admitiu.
Depois do empate (1-1) frente à Áustria e da vitória (4-3) diante da Alemanha, a Itália é o último obstáculo que separa a equipa nacional das meias finais do Europeu sub-19. Embora a qualificação possa ser assegurada através de uma vitória ou de um empate, Rúben Dias explica que a formação orientada por Emílio Peixe sabe bem o que quer: "Acredito que vai ser mais uma batalha, mas estamos preparados e queremos ganhá-la. O treinador já nos explicou as suas ideias para este jogo e acredito que vamos conseguir fazer o que nos pediu. Gostamos de assumir o jogo, essa é uma característica desta geração, e queremos sempre jogar estes encontros decisivos. Sabemos que toda a gente está a olhar para nós", assumiu.
Depois da experiência no Campeonato da Europa sub-17, em Malta, o Europeu sub-19 começa também a ser uma verdadeira demonstração de patriotismo e paixão pelo futebol dos emigrantes portugueses. Ouvir o apoio que vem das bancadas é um fator considerado como fundamental pelo defesa-central: "Sentimos isso desde a final do Campeonato da Europa de França, que vimos aqui em Estugarda num local onde estavam centenas de portugueses que nos receberam muito bem. Esperamos contar com o apoio deles até ao fim", afirmou.
Rúben Dias e os restantes 17 convocados para o Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016 realizaram este sábado, no Stadion Festwiese (Estugarda) a última sessão de treino antes do derradeiro encontro da fase de grupos.
O Itália-Portugal vai ter lugar este domingo, pelas 18h30, no Stadion auf der Waldau (Estugarda).
As contas do apuramento
Tendo em conta que passam as equipas que ocuparem os dois prineiros lugares, há dois resultados que garantem diretamente a qualificação dos sub-19 para as meias finais do Campeonato da Europa da Alemanha frente à Itália: a vitória e o empate.
Como Portugal ocupa a primeira posição do grupo A, com quatro pontos, o triunfo frente aos transalpinos garante a posição cimeira do grupo. No cenário de empate com a Itália e vitória da Áustria sobre a Alemanha (que tem zero pontos e está sem hipóteses de passar), a Equipa das Quinas ficaria em igualdade pontual com os transalpinos na segunda posição e teria vantagem no critério de desempate onde iria entroncar: o do maior número de golos marcados em todos os jogos do grupo.
Apenas no caso de Portugal não conseguir um resultado igual ou melhor que o da Áustria a qualificação é posta em causa.
Clique aqui para conhecer a classificação geral do grupo A do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016.
Clique aqui para aceder ao media guide da competição.
Clique aqui para conhecer o calendário do Campeonato da Europa sub-19 Alemanha-2016.
Clique aqui para conhecer o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:
Enviar um comentário