sexta-feira, 15 de julho de 2016

Um leão com outra garra


O sportinguista Manuel Covas Lima, 45 anos, professor, é o novo presidente do Núcleo Sportinguista de Beja, sucedendo a José António Henriques, dirigente que liderou o núcleo bejense nos últimos 16 anos.

Texto e fotos Firmino Paixão

O Núcleo Sportinguista de Beja (NS Beja) elegeu os novos corpos sociais, apresentando uma lista renovada, sob a liderança do bejense Manuel Covas Lima, um dirigente que coloca o Sporting e a cidade de Beja acima de todos os interesses. Unir, renovar, gerar consensos e apostar na vinda do presidente Bruno de Carvalho à cidade de Beja são propósitos do novo líder, que quer o futebol de formação mais competitivo.

Um novo ciclo que se inicia no NS Beja?
É uma expectativa com ilusão. Naturalmente, aproveitando tudo aquilo que foi bem feito, e foi muita coisa bem feita, e desde já aproveito para prestar a minha homenagem à direção cessante, especialmente a José Henriques, que fez um excelente trabalho, mas temos as nossas ideias e vamos tentar pô-las em prática.

É uma lista de compromisso ou de rompimento com o passado?
Naturalmente que é de compromisso com o passado e com esperança no futuro. Temos uma equipa unida, gente com um grande amor pelo Sporting e pelo núcleo de Beja, pelo que foi fácil pedir às pessoas que continuassem, todos deram o seu apoio e vão, certamente, ajudar o núcleo a crescer.

Mais do que num apelo do associativismo a sua candidatura foi uma missão?Eu nasci, cresci e vivo em Beja. Não lhe chamaria uma missão, mas uma forma de ajudar, e isto é já uma mensagem que quero passar, não quero guerras, sou em prol do coletivo, da união, todos juntos faremos melhor, adoro a nossa cidade e adoro o Sporting e se puder ajudar estes dois símbolos a ter sucesso, serei feliz e com certeza farei outras pessoas felizes.

Existem novas ideias assentes no compromisso de dinamizar o núcleo?Esperemos que sim, é essa a ilusão, uma equipa nova vem sempre com a ilusão de poder fazer algo diferente, queremos manter a aposta no futebol de formação, mas tentaremos ser um pouco mais competitivos. Queremos estreitar os laços com a Academia de Alcochete, levar lá os miúdos das nossas escolas, porque seria um prémio fantástico para eles. Depois, temos os 25 anos, a celebração das nossas bodas de prata, um momento que temos que potenciar ao máximo e vamos fazer o esforço, todo o esforço possível, para trazermos cá o nosso presidente Bruno de Carvalho, em outubro ou novembro, e reunirmos aqui todos os sportinguistas do Alentejo a disfrutarem da sua presença.

A nova sede, pela sua qualidade e localização, tem sido uma boa sala de visitas para os sportinguistas?Claro que sim, temos uma sede fantástica, tivemos a sorte de ter conseguido este espaço em pleno centro da cidade. Todos os sportinguistas usufruem, basta passarmos por aqui num dia de jogo e vê-se que a sala está repleta de sportinguistas a vibrar com o nosso clube. Vamos dinamizar a angariação de sócios para o nosso núcleo, aos sportinguistas de Beja peço, desde já, que frequentem a sede, que venham ver os jogos connosco.
Quer estreitar relações com os restantes núcleos do Sporting no Alentejo e, quem sabe, com as representações de outros clubes concorrentes?
Claro que sim, somos adversários mas não somos inimigos. Sou amigo de todos, e só com uma boa relação podemos caminhar em prol daquilo que é importante, e o importante são os jovens da nossa terra e a nossa cidade.

O núcleo de Beja, cujo anterior presidente não apoiou Bruno de Carvalho, tem sido um pouco ostracizado por isso.Talvez, não me queria alongar muito por aí, porque não tive oportunidade de estar nessa assembleia-geral onde o então presidente José Henriques apoiou Godinho Lopes. Não quero acreditar que tenha existido represálias por isso. Da minha parte, e da parte desta nova direção, a abertura será total, queremos trazer Bruno de Carvalho a Beja. Estamos com Bruno de Carvalho, estamos com a atual direção do clube, nós acreditamos, Beja acredita que o Sporting vai ser campeão. O Sporting não é apenas Bruno de Carvalho, não é este ou aquele senhor, é o Sporting Clube de Portugal e é só isso que nos interessa.

Ou seja, se as eleições para o Sporting Clube de Portugal fossem hoje, votaria em Bruno de Carvalho?
Por que não? Provavelmente votaria. Reconheço o trabalho que ele tem feito, trouxe o Sporting de novo para a ribalta, com um estilo que nem sempre agrada a muita gente mas, se calhar, foi um estilo necessário nesta primeira fase, digamos que uma posição de força que ele adotou. Estou, neste momento, 100 por cento em sintonia com o Sporting, o meu clube não é este ou aquele presidente, o meu clube é o Sporting Clube de Portugal.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário