sexta-feira, 30 de setembro de 2016
Emoção e espetáculo
O piloto João Martins (Mitsubishi Lancer Evo VII) deu mais um importante passo para a conquista no Campeonato Regional de Ralis Sul, vencendo o Grupo P3 do Rali Cidade de Serpa “Flor do Alentejo” 2016.
Texto e fotos Firmino Paixão
Os irmãos Carlos e João Martins, pilotos naturais de Serpa, estiveram no topo das atenções nesta sétima edição do Rali Cidade de Serpa “Flor do Alentejo”. Carlos Martins, piloto do Grupo X5, que não pontuava para o Campeonato Regional do Sul, exibiu-se a alto nível e foi o vencedor “à geral”. João Martins foi terceiro “à geral”, porque entre ele e o irmão se intrometeu o algarvio Ricardo Teodósio, vencedor da classe P3, mas extra campeonato, mas conseguiu o primeiro lugar entre os pilotos que estão a competir no Campeonato Regional do Sul e reforçou a sua liderança, quando faltam disputar apenas duas provas (Albufeira e Ourique). Os outros pilotos sul alentejanos em prova, Edgar Guerreiro (Ourique) abandonou na super especial e o bejense António Lampreia perdeu uma roda no último troço cronometrado. Um bom rali, uma especial espetacular, dois troços de terra batida, um de andamento rápido, outro com maior exigência técnica, muita emoção, muito público nos troços, e uma boa organização da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, com o apoio do município de Serpa e da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches.
João Martins, o líder do campeonato, revelou no final que “o rali correu dentro da expectativa”. “Fui terceiro à geral e primeiro para o Campeonato Regional Sul. Preparámos bem este rali, sabíamos que a concorrência vinha forte, mas conseguimos manter o primeiro lugar no campeonato e ganhar em casa, que também nos interessava, por isso correu tudo muito bem”. Quantos aos objetivos mais imediatos, João Martins quer “preparar bem a próxima prova, em Albufeira, sobretudo para manter o primeiro lugar e, se tudo correr bem, celebrar o título em Ourique, esse é o pensamento”. Sobre o Rali Cidade de Serpa, João Martins comentou: “A super especial deste rali é das únicas no sul que mete tanta gente, e este ano a organização melhorou muito a segurança com a colocação das pessoas, é sempre um rali e pode correr alguma coisa mal, mas a esse nível melhorou muito”. E concluiu: “É um orgulho ganhar uma prova do campeonato que lidero na minha própria terra, depois por ter aqui o meu irmão, Carlos Martins, que está noutra liga, ele e o Ricardo Teodósio são de outra liga, eu ainda estou uns furos abaixo, mas com trabalho espero lá chegar também”.
Carlos Martins, piloto que disputa o campeonato nacional, e que dominou por completo as seis provas cronometradas, comentou: “Foi um bom teste, esta é uma prova muito especial, é na minha terra, os troços estavam muito bons e o público bem distribuído. É sempre muito positivo as pessoas estarem a apoiar, é gente que eu conheço, gente que me acompanhou desde o início, é uma sensação muito boa, porque as pessoas interagem, assistem, perguntam e ficam entusiasmadas. É um rali com muita qualidade. A organização tem todo o meu apoio, tem feito um trabalho excecional e está de parabéns”. Sobre a possibilidade desta prova poder entrar para o calendário nacional, Carlos Martins comentou: “No modelo em que está, não tem ainda bagagem para o nacional, também porque nunca foi pensada para ser uma prova do nacional, agora tenho a consciência, e a certeza absoluta, que temos muitas condições para levar esta prova ao nacional, se calhar dividida com mais concelhos, talvez com Beja, sei lá, com outro alinhamento, dado que temos troços muito bons, temos público, temos emoção, condições para as coisas poderem crescer. Esta prova é, sem dúvida, uma das grandes provas do País em terra batida”.
Classificações: Rali Cidade Serpa: 1.º Carlos Martins/Daniel Amaral (Citroen DS3), 27.40,9’. 2.º Márcio Marreiros/Rui Serra (Mitsubishi Evo), 35.27,3’. Campeonato Regional Sul: 1.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Mitsubishi Lancer), 28.19,9. 2.º João Martins/Pedro Conde (Mitsubishi Lancer), 29.56,4. 3.º Paulo Santos/André Barros (Mitsubishi), 30.06,2.
Fonte: http://da.ambaal.pt
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