Cerca de duas centenas de pessoas correram e caminharam no 1.º Trail e Caminhada Solidários Dr. Joaquim Rodeia, organizado pela União Desportiva e Cultura Beringelense e apoiado pelo município de Beja.
Texto e foto Firmino Paixão
A Cercibeja – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Beja foi, este ano, a entidade destinatária da solidariedade dos concorrentes a este evento que nasceu em Beringel, e terá réplicas futuras, para ajudar quem precisa e para evocar a memória de um ilustre filho da terra, o médico Joaquim Rodeia. Eduardo Montinhos, principal rosto da organização, fez questão de acrescentar uma terceira vertente: “A componente do desporto e da saúde, a criação de hábitos de vida ativa e saudável, que também é uma área muito importante e que está a desenvolver-se cada vez mais. Tentámos reunir uma causa, um nome e uma atividade; a causa foi a solidariedade, o nome do Dr. Rodeia e a atividade foi a corrida ou a caminhada”.
Satisfeito com a adesão, Montinhos referiu que “superámos o número de participantes que estávamos à espera, o que foi muito bom para uma primeira iniciativa, creio que tudo correu dentro do previsto e dentro do que eram as expectativas dos participantes, para que, no próximo ano, possamos, pelo menos, duplicar o número de participantes e trazermos para a vila de Beringel mais cor, mais alegria, mais desporto e tudo o que está associado a estas atividades”. Eduardo Montinhos sublinhou que o evento surge numa altura em que a corrida informal está a crescer em Beringel, por via da tertúlia “Correr na Vila”, e que “estamos a filiar uma secção do União Desportiva e Cultural Beringelense na Associação de Atletismo de Beja, para que os nossos atletas fiquem federados e possam ir um pouco mais além do que a atividade informal”. E concluiu com a afirmação de que “em seguida começaremos com as camadas jovens, para que os miúdos ganhem hábitos de prática desportiva, porque cada vez veem-se menos jovens nesta modalidade, os miúdos estão a ficar muito sedentários e nós temos que os tirar de trás dos computadores e trazê-los para a rua, para praticarem desporto e contactarem com a natureza”. Resultados: 15 Km - Masculinos: 1.º Carlos Papacinza (BAC). Femininos: 1.ª Maria Jesus Sousa (Singa). 25 Km - Masculinos: Seniores 1.º João Cruz (BAC). Femininos: 1.ª Emília Silveira (MRT).
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário