quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Hélio Sousa: "Queremos competir com os melhores"

Futebol Sub-19
O Treinador Nacional antecipa os jogos de preparação com a Itália, os últimos antes do início oficial da época. Pedro Pereira, defesa da Sampdoria, analisa uma equipa que conhece bem.Para ver e ouvir nosite da FpF.PT
Na véspera do primeiro de dois compromissos particulares com a Itália, o Treinador Nacional Hélio Sousa mostra-se confiante para o início de época da Seleção Nacional sub-19. Os dois testes com a formação transalpina fazem antever dificuldades para a Equipa das Quinas, mas o técnico português considera que essa é uma vantagem nesta altura da época: "É um país com uma grande tradição no futebol jovem, tal como nós. No último ano, chegaram à final do Europeu sub-19. É o adversário ideal neste momento. Nós queremos competir com os melhores, só jogando com eles é que também saberemos em que ponto estamos. As debilidades que ainda podemos ter são expostas com maior facilidade e podemos trabalhá-las melhor no futuro", salientou.
Lançando já um olhar sobre o I Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa, onde Portugal vai encontrar as seleções da Bulgária (país-anfitrião), da Bielorrússia e da Dinamarca no grupo 8, Hélio Sousa mantém a expectativa elevada: "Estes apuramentos são fechados, três jogos em seis dias, muita intensidade... o menor erro pode complicar o nosso apuramento mas sabemos que temos possibilidades de vencer qualquer jogo que disputarmos. A Dinamarca, com quem vamos jogar na última jornada, tem estado presente em fases finais de sub-17 e sub-19. Os jogadores dos países emergentes também têm muita qualidade e, estando a jogar num espaço que lhes é mais natural, podem tentar superar-se mas nós temos de vencer todas essas adversidades", referiu.

Pedro Pereira feliz pelo regresso às seleções
O histórico de Pedro Pereira ao serviço das seleções jovens portuguesas não engana: os 32 jogos distribuídos entre os escalões sub-15, sub-16, sub-17 e sub-18 só podem significar qualidade. O atual defesa-lateral dos italianos da Samdoria tem acumulado experiência na Serie A e vê agora os seus desempenhos numa das principais ligas europeias premiados com uma chamada aos sub-19.
Com a felicidade estampada no rosto pelo regresso às convocatórias para representar Portugal (realizou o último jogo a 7 de setembro de 2015, frente à Suécia, pelos sub-18), Pedro Pereira admite que só pensa em aproveitar a oportunidade: "Fiquei muito feliz [pela convocatória]. Já há algum tempo que não vinha às seleções... é lógico que voltar ao país é uma grande felicidade e sendo para representar a seleção, é ainda melhor."
Por razões óbvias, Pedro Pereira conhece bem os sub-19 italianos que Portugal vai enfrentar esta quinta-feira, em Fátima: "Vão ser dois testes contra uma equipa que se espera defensivamente muito organizada, o que nos vai criar dificuldades e nos vai preparar para a primeira fase de apuramento [para o Europeu Geórgia-2017]", referiu.
O jovem internacional português admitiu ainda que o título europeu conquistado pela Seleção A em França, no último verão, serve de inspiração aos mais jovens: "Acho que era uma coisa que faltava a Portugal, ganhar um título na Seleção principal. Isso motiva-nos, assim como o exemplo dos nossos colegas sub-17. Ficamos com a sensação que também podemos ser nós a ganhar e queremos ganhar", concluiu. 
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário