O homem corre que se farta! Bruno Paixão disputou uma maratona em Macau e voou para Aljustrel onde, três dias depois, e a par de Ana Catarina Dias, venceu o 6.º Grande Prémio de Santa Bárbara.
Texto e fotos Firmino Paixão
O dia era dedicado à Imaculada Conceição, uma quinta-feira evocativa da padroeira de Portugal, muito justamente reposta no calendário como feriado nacional. Mas em terra de mineiros a padroeira é Santa Bárbara e é nessa evocação que a União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos reincide há meia dúzia de anos para a realização do Grande Prémio de Atletismo, que tem a parceria do município de Aljustrel, do Núcleo de Atletismo e Recreio de Messejana e o apoio técnico da Associação de Atletismo de Beja.
Um evento repartido por duas frentes, uma dedicada aos escalões mais jovens (reuniu mais de 100 atletas); outra, a corrida de 10 quilómetros, com saída da boca da galeria mineira de Algares, passagem pelos locais mais emblemáticos do complexo mineiro e da própria vila de Aljustrel, uma meta volante ao cimo das escadarias da capela de Nossa Senhora do castelo e a chegada ao bairro de São João do Deserto. E foi nesse mítico bairro mineiro que Bruno Paixão (Beja Atlético Clube) e Ana Catarina Dias (Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira) cantaram vitória, sem darem tréguas à concorrência, composta por um colorido pelotão de 200 atletas, nos escalões juniores, seniores e veteranos.
Uma boa organização, com prémios apelativos à participação de atletas credenciados que, nesta edição, reuniu 39 equipas, à frente das quais se classificou a formação dos Ingleses Futebol Clube (Olivais/Lisboa), patrocinada pelo veterano maratonista Alberto Chaíça, natural de Ervidel, que trouxe a esta prova do seu concelho uma excelente e numerosa representação.
Na hora de dar a palavra aos vencedores, começámos pelo portalegrense Bruno Paixão, num dia em que nem Santa Bárbara o podia impedir de vencer: “Vim há três dias da Maratona de Macau, uma longa viagem, muito cansaço, estou estafado e tenho que me poupar, mas consegui mais uma vitória para o Beja Atlético Clube, esta é uma prova deste distrito e era interessante ser ganha por um atleta do nosso clube. Quis representar bem o Beja Atlético Clube e honrar esta camisola”. Depois, explicou a estratégia: “Decidi atacar entre o primeiro e o segundo quilómetro, para testar a concorrência e ver quem é que estava ali para discutir a vitória. Sinalizei a minha presença no pelotão, embora com a maior humildade, vi que as coisas estavam a correr bem e tentei aumentar a vantagem, mantendo um ritmo muito forte para que os outros não me conseguissem alcançar, porque assim é que se consegue vencer uma prova. Consegui chegar às escadarias com um avanço de 100 metros, fui controlando e cheguei isolado, mas quero felicitar o Nelson Cruz [atual campeão nacional de corta-mato], que foi segundo, e também os outros companheiros da minha equipa que aqui competiram”.
Dividida entre os afazeres profissionais e o atletismo, a odemirense Ana Catarina Dias conseguiu o triunfo que há algum tempo perseguia e confessou a motivação que trouxe para esta corrida: “Estava com uma força interior muito grande para ganhar esta prova, porque queria dedicar a vitória ao Francisco Pereira, dirigente do NAR Messejana que faleceu há uns meses num acidente de viação. Queria muito homenagear a sua memória e isso deu-me muita força, vim fazer esta prova mais com esta intenção, porque era para estar a trabalhar, por isso, estou feliz por lhe dedicar a vitória”. Quanto à corrida propriamente dita, Ana Dias considerou “uma prova bastante dura, muito difícil, andava a tentar recuperar aquilo que perdi, que era a minha melhor forma. A estratégia passou, apenas, por controlar as minhas adversárias, dar o meu máximo e esperar pela reação das outras atletas. Ganhei, estou muito feliz!”.
Classificações absolutas: Masculinos – 1.º Bruno Paixão (Beja AC), 27.36’; 2.º Nelson Cruz (Escola Pedro Pessoa), 28.01. 3.º Pedro Arsénio (Beja AC), 28.07. 4.º João Figueiredo (CN Alvito), 28.44. 5.º José Gonçalves (individual), 29.15. Femininos – 1.ª Ana Catarina Dias (NDC Odemira), 34.36. 2.ª Verónica Scutaro (individual), 34.58. 3.ª Rita Mineiro (CDUL), 37.32. 4.ª Ana Rodrigues (Ingleses), 38.34. 5.ª Paula Laneiro (NAR Messejana), 39.15.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário