segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Os patins virados ao sul
Os novos órgãos sociais da Associação de Patinagem do Alentejo, para o quadriénio 2016/2020, tomaram posse no Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar. O arquiteto Rui Mateus é o novo líder.
Texto e fotos Firmino Paixão
A Associação de Patinagem do Alentejo (APA), que desde há um tempo a esta parte já enquadra os clubes existentes no Algarve, pode vir, em breve, a chamar--se Associação de Patinagem do Sul. O primeiro ato dessa mudança aconteceu há oito dias, em Almodôvar, com o anúncio feito pelo novo líder da direção da APA, Rui Mateus, de que proporá a alteração da nomenclatura da estrutura representativa da modalidade na região Alentejo.
O Fórum Cultural de Almodôvar, no Convento de Nossa Senhora da Conceição, acolheu a cerimónia de posse, testemunhada pelo autarca António Bota e pelo diretor regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Custódio Moreno, justificando a sua presença com o impedimento do delegado regional do Alentejo, João Araújo, presente num evento no norte alentejano, anteriormente agendado. Mas o algarvio Custódio Moreno sublinhou também o prazer de acompanhar este ato lembrando ligações comuns no associativismo algarvio com o arquiteto portimonense Rui Mateus, 52 anos, antigo líder da JSD/Algarve e ex-dirigente do Roller Lagos Clube de Patinagem, agora empossado presidente da Associação da Patinagem do Alentejo. O delegado do IPDJ saudou o facto de o Alentejo e o Algarve estarem unidos por uma causa que é a patinagem, lembrando que “o desporto tem que unir as pessoas e unir os povos”. E garantiu: “Da parte do IPDJ contarão com todo o nosso apoio e certamente que, apesar das dificuldades que temos de um lado e do outro, encontraremos pontos de ligação”.
O dirigente empossado agradeceu a todos os que trouxeram a associação até aqui, confessando: “Não tenho dúvidas de que hoje tomo posse de uma associação estável, sustentada, que trabalha e funciona, portanto, não estou perante um desafio de grande complexidade”. E olhando para o futuro, afirmou: “Temos que crescer e potenciar a nossa grande zona territorial, nunca fui particularmente apologista de que tivéssemos tantas associações, pelo contrário, acho que a patinagem está num momento em que precisa de ganhar força”. “E isso só se consegue se nos unirmos, mas isto é um risco e eu deixo já aqui o meu sonho que esta associação, dentro de algum tempo, passe a chamar-se Associação de Patinagem do Sul”, avançou o novo líder da Associação de Patinagem do Alentejo.
António Bota, presidente do município de Almodôvar, agradeceu “o convite que nos endereçaram e o elogio que nos deram vindo para Almodôvar com uma cerimónia de tanta importância para esta modalidade, mas, de facto, também julgo que o merecemos e por isso vocês estão cá”. E, pegando na deixa de Rui Mateus, afirmou: “O senhor presidente, agora eleito, disse querer unir o Algarve e o Alentejo e chamar-lhe Associação do Sul. Eu já tentei fazer isso com o medronho e não consegui, não foi possível. Dou-lhe, no entanto, os meus parabéns desde já, penso que no desporto é mais fácil, porque não mete tanta política, por essa razão, este desporto, tal como outras modalidades no concelho de Almodôvar, são valorizadas”.
Órgãos sociais quadriénio 2016/2020 Direção – Presidente: Rui Mateus. Vice-presidentes: Jacinto Fragoso (comunicação e imagem); Manuel Franco (instalações e equipamento); João Carvalhal (administrativo e financeiro); Carlos Ramos (hóquei em patins); Pedro Delgado (patinagem velocidade); Fernando Lança (patinagem artística). Secretário-geral: João Catrapona. Vogais: José Costa, António Gonçalves, João Rio Pedro. Assembleia-geral: Nuno Palma Ferro (presidente); conselho fiscal: Ana Maria Ramos (presidente); conselho disciplina: Hugo Lança Silva (presidente); conselho justiça: Manuel Masseno (presidente); conselho arbitragem e ajuizamento: Maria Jacinta Catrapona (presidente).
Fonte: http://da.ambaal.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário