quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Um bocadinho especial

Terminou a primeira volta do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Andebol, em seniores masculinos, com a Zona Azul, de Beja, no 2.º lugar da Zona 3, a um ponto do líder Benfica e com mais dois do que o Setúbal.
Texto e fotos Firmino Paixão

Sete vitórias, um empate e uma derrota nas sete partidas disputadas na primeira metade do campeonato, a última das quais um dérbi frente ao Centro de Cultura Popular de Serpa (5.º classificado) que os bejenses venceram por 31-25. Uma vitória difícil mas justa, considerou Carlos Guerreiro, o técnico da Zona Azul, que também não esperava facilidades: “Sabíamos da carga emocional que está sempre associada a um dérbi e também conhecemos a qualidade da equipa do Serpa, que acabou por fazer uma exibição ao nível daquilo que nós esperávamos, exigindo o máximo de nós. Foi um jogo difícil, uma vitória merecida, mas muito valorizada pela prestação do adversário”. Uma vitória que também consolidou o segundo lugar, embora o treinador relativize a realidade. “A vitória permitiu-nos somar mais três pontos. É nisso que queremos estar focados”, disse, confessando, contudo, que “não somos ingénuos e se há coisa que não falta a este grupo de trabalho é ambição. Provámos isso nos outros anos na 3.ª Divisão, agora acrescentámos mais ambição, mais trabalho, mais sacrifício, e de toda a gente, direção, equipa técnica, mas, sobretudo, dos atletas. E isso tem-nos permitido fazer a campanha que temos feito até aqui. Naturalmente que terminamos a primeira volta da melhor maneira, essa era uma das nossas metas, somos a única equipa que ainda não perdeu pontos em casa e esse é também um dos nossos pontos fortes”, sublinhou Carlos Guerreiro.
Os bejenses perderam, apenas, três pontos nos 27 possíveis. Uma derrota em Setúbal e um empate no pavilhão do Benfica são dados relevantes, “significam, sobretudo, regularidade”, acentuou o treinador, acrescentado: “Temos passado essa mensagem desde o início. Dissemos sempre que isto não era uma prova de sprint, nem pouco mais ou menos, é uma maratona para a qual nos preparamos todos os dias, mentalizando os atletas para este longo percurso, sabendo também que nas maratonas quem arranca na frente tem vantagem, por isso, as coisas estão a correr bem, estamos entusiasmados, orgulhosos pelo que estamos a fazer, mas não estamos, de todo, deslumbrados”.
Sem deslumbramento mas classificados atrás do Benfica B e à frente do Setúbal, ou seja, a Zona Azul é uma das três melhores equipas da sua série. “Os resultados têm provado isso, mas atenção também ao Camões, que é uma equipa com muita qualidade, com experiência, uma equipa que aos poucos tem vindo a subir. Vamos começar a segunda volta do campeonato e é lá que jogaremos. Pensamos que o Camões é, também, uma equipa a ter em conta”. Os bons resultados geram conforto e acrescentam motivação. Por isso, Carlos Guerreiro afirmou que o grupo está “motivadíssimo” e aproveitou a oportunidade para o felicitar porque, justificou, “lançámos-lhes o repto de trabalharmos mais e estamos realmente a treinar mais um dia, acrescentámos muito valor com a inclusão do Mauro Montemor na equipa técnica, especificamente no trabalho físico, mas isto só tem correspondência nos resultados se os atletas se disponibilizarem a trabalhar. Assumiram o compromisso de uma enorme disponibilidade e dou um exemplo, agradecendo também ao município de Beja, por termos conseguido trabalhar na quinta- -feira, dia 1 [feriado]. Vieram todos treinar nesse dia e isso explica bem o facto de este grupo ser um bocadinho especial”.
Amanhã, no recinto do Camões, encetam a segunda volta, depois, a receção ao Vitória de Setúbal. Dois jogos de muita exigência, mas o treinador diz que “depois do Camões vamos, principalmente, descansar”. “Temos a consciência do esforço físico que fizemos nas últimas semanas, até porque o grupo é curto, temos a noção, até pela própria intensidade como que jogamos que, em termos físicos, havemos de acusar qualquer coisa, quando já vamos com três meses e meio de competição, portanto, teremos tempo para pensar no Vitória de Setúbal”, concluiu.

Fonte:  http://da.ambaal.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário