quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Giorgio Marchetti: o cérebro das competições europeias

Football Talks
O secretário-geral adjunto da UEFA vai partilhar no Football Talks-2017 a sua visão sobre o novo modelo da Liga dos Campeões e da distribuição de receitas pelos clubes.
Giorgio Marchetti, atual Secretário-Geral adjunto e Diretor de Competições da UEFA, é um dos oradores confirmados no Football Talks-2017, congresso internacional de futebol que será organizado pela FPF entre os dias 22 e 24 de março de 2017.
A participação nos sorteios das competições europeias, que conduziu muitas vezes com o atual presidente da FIFA, Gianni Infantino, deram visibilidade ao trabalho deste especialista em futebol internacional, mas a competência de Marchetti tem sido sucessivamente reconhecida desde a sua chegada à UEFA, em 2004.
Iniciou o seu percurso como dirigente na Liga Italiana, onde ocupou os cargos de secretário-geral adjunto (entre 1991 e 1997) e secretário-geral (entre 1997 e 2004), assumindo depois o seu lugar no organismo que tutela o futebol europeu como Diretor para o Futebol Profissional e Marketing e tornando-se Diretor de Competições quando o nome da divisão que chefiava foi alterado, em 2007. Em dezembro de 2016 foi nomeado Secretário-Geral adjunto da UEFA, cargo que ocupa em simultâneo com as funções que exercia anteriormente.
O seu perfil, que mistura experiência de liderança e paixão pelo futebol (é um indefetível adepto do FC Internazionale e admira os princípios de jogo do Barcelona), proporcionou-lhe ao longo da última década e meia intervenções decisivas em matérias complexas, como a regulação do mercado de transferências e os modelos competitivos das competições europeias.
Defensor acérrimo de um Campeonato da Europa com 24 equipas, Giorgio Marchetti deu recentemente a cara pelas alterações que foram anunciadas para a Liga dos Campeões Europeus a partir de 2018. Embora o modelo se mantenha, há alterações importantes: os quatro primeiros dos quatro países com melhor ranking terão acesso direto, os quoficientes de cada clube não terão qualquer relação com o do seu país de origem e as receitas distribuídas pelos clubes serão maiores porque a UEFA conseguiu retirar peso ao “market pool” (percentagem de verbas que tinha relação direta com a dimensão do mercado de cada nação), em benefício dos chamados prémios de participação por desempenho.
É exatamente para falar das razões e consequências destas medidas que Marchetti aceitou fazer parte do painel de luxo que vai estar no Football Talks-2017.
O leque de quase três dezenas de nomes confirmados inclui os presidentes da FIFA (Gianni Infantino), UEFA (Aleksander Ceferin), CONMEBOL (Alejandro Dominguez), Victor Montagliani (CONCACAF), David Elleray (Diretor Técnico do IFAB), Gary Stevenson (presidente da MLS), a Diretora da Divisão de Futebol Feminino da FIFA, Sarai Bareman, o técnico português do AS Monaco, líder da Ligue 1 francesa, Leonardo Jardim, entre muitos outros nomes fortes de setores chave do Futebol, como as competições, os media, a gestão, a comunicação o marketing e até áreas como o digital, os videojogos ou a deteção de apostas suspeitas.
Não perca a oportunidade de ouvir algumas das vozes mais reputadas do futebol mundial e inscreva-se aqui no Football Talks-2017.
Conheça aqui todos os oradores confirmados
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário