terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Poder no feminino com estratégia, paixão e liderança

Football Talks
Vai valer a pena ouvir no Football Talks-2017 o exemplo inspirador de Sarai Bareman, Diretora da Divisão do Futebol Feminino da FIFA

Sarai Bareman, Diretora da Divisão de Futebol Feminino da FIFA, é uma das quase três dezenas de oradores já confirmados do Football Talks-2017, grande congresso internacional com organização da Federação Portuguesa de Futebol, a decorrer de 22 a 24 de março, no Centro de Congressos do Estoril.
Nascida em Auckland, Nova Zelândia, de mãe samoana e pai holandês, jogou futebol durante 20 anos, tendo representado a seleção de Samoa.
Após uma carreira de 12 anos na banca e na indústria financeira da Nova Zelândia, mudou-se para a Samoa e começou a sua carreira como dirigente na Federação de Futebol da Samoa, logo a seguir ao início da normalização pela FIFA.
Dois anos depois da reconstrução da regulação financeira da federação samoana, Sarai tornou-se, em 2011, CEO e continuou a fazer crescer e desenvolver o futebol no país.
Liderou a mudança estratégia operada no futebol de Samoa e o trabalho realizado catapultou-a, em julho de 2014, para o posto de Operations Manager na Confederação de Futebol da Oceania (OFC), de volta à Nova Zelândia, tendo depois assumido funções como Secretária Geral adjunta da OFC, onde teve um impacto muito positivo nas operações dos membros associados desta confederação.
Como única mulher do Comité de Reforma da FIFA, em 2016, foi uma forte defensora das mudanças operadas na organização, exigindo a presença de mulheres em postos de liderança na FIFA.
A sua competência e o seu profissionalismo levaram Gianni Infantino, atual presidente da FIFA, a escolhê-la para liderar o Futebol Feminino do organismo que superintende o futebol mundial.
A 14 de novembro passado, Sarai Bareman assumiu funções como Diretora da Divisão de Futebol Feminino do organismo que superintende o futebol mundial, reportando diretamente ao Secretário Geral adjunto da FIFA, Zvonimir Boban, e com lugar no Management Board da FIFA.
Para lá de grande conhecimento técnico e sólida experiência de liderança, Sarai Bareman aporta, para este cargo na FIFA, uma enorme paixão pelo jogo, que praticou desde criança.
Encorajada pelo pai, que era treinador, Sarai chegou a ser futebolista da seleção nacional feminina de Samoa.
Quando era diretora-geral de federação de Samoa, Sarai revelou ao jornal samoano «Sefelu»: «Ser CEO é uma enorme responsabilidade e a pressão para estar à altura é imensa. No entanto, quando vejo um sorriso na face de uma jovem futebolista ao marcar o seu primeiro golo e ouço os aplausos da assistência enquanto ela salta e festeja o seu feito com a equipa, aí percebo que amo o meu trabalho».
Ser mulher tem sido um problema ou um incentivo o percurso inspirador de Sarai? «Recuso limitar os meus objetivos e sonhos pelo facto de ser mulher. Vou continuar o meu caminho com uma paixão ardente, de modo a liderar pelo exemplo e a criar oportunidades para as mulheres», garante a neo-zelandesa.
Sobre a importância das mulheres no desporto e, em concreto, no desenvolvimento do futebol, Sarai é eloquente: «O desporto cria uma plataforma para as mulheres se assumirem como líderes e referências. Para reconhecerem o seu verdadeiro potencial. Para criarem laços socais e participarem ao nível do jogo numa base de respeito por outras mulheres – e por homens também. Há uma expetativa de que nós, mulheres, a partir de um certo ponto falhemos. Através do desporto podemos mudar essas perceções e, deste modo, eliminar as desigualdades».
Vai, certamente, valer muito a pena ouvir Sarai Bareman no Football Talks-2017.
Já foram confirmados 29 oradores do Football Talks, tendo os três mais recentes sido o primeiro-ministro, António Costa (que falará na sessão de abertura, tal como o presidente da FPF, Fernando Gomes), Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, e Giorgio Marchetti, Secretário-Geral adjunto e Diretor de Competições da UEFA (que falará sobre o novo modelo da Champions e a distribuição de receitas pelos clubes europeus).
O leque de quase três dezenas de nomes confirmados inclui os presidentes da FIFA (Gianni Infantino), UEFA (Aleksander Ceferin), CONMEBOL (Alejandro Dominguez), Victor Montagliani (CONCACAF), David Elleray (Diretor Técnico do IFAB), Gary Stevenson (presidente da MLS), a Diretora da Divisão de Futebol Feminino da FIFA, Sarai Bareman, o técnico português do AS Monaco, líder da Ligue 1 francesa, Leonardo Jardim, entre muitos outros nomes fortes de setores chave do Futebol, como as competições, os media, a gestão, a comunicação o marketing e até áreas como o digital, os videojogos ou a deteção de apostas suspeitas.
Não perca a oportunidade de ouvir algumas das vozes mais reputadas do futebol mundial e inscreva-se aqui no Football Talks-2017.
Conheça aqui todos os oradores confirmados
 Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário