Algarve Cup
O equilíbrio foi a nota dominante dos
primeiros seis jogos da Algarve Cup-2017. A luta pelo troféu pode ser
especialmente acesa este ano.
No universo do futebol feminino, a Algarve Cup é vista como o "espelho" do que se vai fazendo de melhor por esse mundo fora, em consequência da qualidade e diversidade geográfica das seleções que estão normalmente presentes na competição.
Partindo dessa premissa, os primeiros jogos da edição de 2017 parecem confirmar o caminho sustentado de desenvolvimento do futebol feminino mundial, já que o equilíbrio e a competitividade estiveram sempre presentes na primeira jornada da fase de grupos. Não se assistiu a uma torrente de golos, é verdade, mas esse pode também ser um sinal claro de evolução técnica, tática e física das equipas. Afinal, o crescimento não se faz apenas no processo ofensivo.
Vamos, então, conhecer as primeiras contas da Algarve Cup-2017:
Jogos do grupo A definidos como golos tardios
Rússia e Canadá assumiram a liderança do grupo 7 com vitórias pela margem mínima, o que só por si retrata as dificuldades que tiveram de passar para conhecerem o sucesso.
Num jogo equilbrado frente a Portugal, as russas acabariam por alcançar o triunfo já muito perto do apito final, através de um golo de Natalina Mashina (87'), com as comandadas de Francisco Neto a venderem muito caro este desaire.
No Dinamarca-Canadá o cenário foi muito parecido, embora as atuais detentoras da Algarve Cup tenham apontado o golo da vitória (Sinclair aos 89') depois de se terem demonstrado superiores às dinamarquesas em muitos momentos do jogo.
Na próxima jornada, que se realizará no dia 3 de março, os contornos da luta pelas primeiras posições poderão ficar mais claros quando se conhecerem os resultados do Portugal-Dinamarca (às 19h00 no Parchal) e do Rússia-Canadá (às 15h00 no Estádio Algarve)
Grupo B corresponde às melhores expectativas
Qualidade técnica, qualidade tática, intensidade, propostas de jogo arrojadas e eficazes. Os dois jogos do grupo B tiveram isto e muito mais, para gáudio dos espectadores que se deslocaram ao Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal.
O Japão-Espanha satisfez seguramente os adeptos do "tiki-taka". As equipas lutaram muito por manter a posse de bola, embora as japonesas arriscassem amiúde nas transições rápidas. Num encontro tão repartido, os pormenores poderiam fazer a diferença e fizeram mesmo: a eficácia das espanholas foi tremenda e os dois golos em dois minutos (Sílvia 15' e Olga Perez 17') que conseguiram foram vitais para o desenrolar do encontro e a gestão que fizerma. Kumi (83') ainda conseguiu reduzir a desvantagem japonesa mas o golo seria insuficiente para evitar a derrota.
O Noruega-Islândia foi mais físico e intenso, mas nem por isso as equipas abdicaram de jogar sobre o relvado e gizar jogadas ofensivas que deliciram o público. O início do jogo foi interessantíssimo, já que as equipas pareciam inspiradas no momento de atirar à baliza. Hegerberg (5') fez o primeiro para a Noruega, mas a reação da Islândia foi vigorosa e Jonsdottir empatou dois minutos depois (7').
A Espanha segue na frente de um grupo com equipas que prometem continuar a oferecer grandes espetáculos. A confirmar nos duelos da segunda ronda, a 3 de março: Japão-Islândia (14h45 no Parchal) e Espanha Noruega (18h30 no Estádio Algarve)
Holanda e Suécia partem na frente do grupo C
Holandesas e suecas, que procuram nesta Algarve Cup afinar as suas seleções para o próximo Europeu feminino (onde estará também Portugal) surgem as posições cimeiras do grupo C depois da primeira jornada de um dos mais prestigiados torneios particulares de futebol feminino do mundo.
A formação do país das túlipas colocou-se cedo em vantagem (12') frente à China, através de um golo de Renate Jensen, e soube conservar o resultado até ao apito final.
Já a Suécia beneficiou da experiência e do faro pelo golo de Lotta Schelin (60') para carimbar uma vitória tangencial, mas meritória diante da Austrália.
Na segunda jornada da Algarve Cup-2017, que vai decorrer no dia 3 de março, o calendário do grupo C vai incluir um Austrália-Holanda (15h00 no Parchal) e um China Suécia (18h30 no Parchal).
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO
CALENDÁRIO COMPLETO ALGARVE CUP-2017
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário