
Football Talks
Economista, esgrimista, dirigente,
pioneira em muitas vertentes do seu percurso profissional: eis o perfil
da francesa Florence Hardouin,
Florence Hardouin, 50 anos, desempenha atualmente funções como Diretora-Geral da Federação Francesa de Futebol, é membro do Comité Executivo da UEFA e faz parte do lote de 31 oradores confirmados no Football Talks-2017, um congresso internacional de futebol que será organizado pela FPF entre os dias 22 e 24 de março, no Centro de Congressos do Estoril.
Licenciada em Economia, Florence Hardouin procurou sempre aplicar os seus conhecimentos na sua grande paixão: o Desporto. Antiga praticante de esgrima, foi vice-campeã do mundo pela seleção francesa em 1991 (Budapeste, Roménia) e iri tomar, no mesmo ano, uma decisão que se revelaria fundamental na sua vida, já que marcou também o início do seu percurso profissional ligado ao dirigismo: aceitou uma proposta do Ministério do Desporto e da Juventude Francês. Estava dado o "pontapé de saída" numa carreira que a iria levar longe.
Depois de trabalhar em diversas empresas de grande dimensão, como a Bouygues, o grupo Canal + e a SFR, entrou para a direção de marketing e desenvolvimento comercial da Federação Francesa de Futebol, em 2008. O percurso não perdeu o sentido ascencional e operou uma verdadeira revolução na sua área, já que os direitos de sponsoring da FFF passaram de 19 para 30 milhões de euros e a TF1 pagou 45 milhões pela exclusividade das transmissões dos jogos da seleção francesa (mais 15 milhões em relação aos anos anteriores). Após três anos de intenso trabalho (2011), foi promovida ao cargo de diretora executiva, antes de se tornar na primeira mulher a chegar ao cargo de diretora-geral da FFF, já em 2013. Esta não seria, no entanto, a última vez que assumiria o papel de pioneira na sua carreira.
No início de 2016 a sua ambição levou-a a candidatar-se ao Comité Executivo da UEFA, numa eleição direta contra a dinamarquesa Karen Espelund, e a aposta revelou-se acertada: venceu com 33 votos favoráveis e 21 contra. Assim se tornou na primeira mulher a integrar o principal órgão executivo do organismo que superintende o futebol europeu
No dia em que foi eleita não teve problemas em esclarecer os seus objetivos: "Fui eleita para pugnar pelo desenvolvimento económico. A UEFA é uma grande instituição e quero contribuir com a minha experiência para continuar a aumentar as receitas e os recursos, apenas com um objetivo: redistribuí-los pelo futebol."
Florence Hardouin vai fazer a sua intervenção no Football Talks-2017 sobre Governação e Marketing na manhã do dia 23 de março.
Não perca a oportunidade de ouvir algumas das vozes mais reputadas do futebol mundial e inscreva-se aqui no Football Talks-2017.
Conheça aqui todos os oradores confirmados.
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário