segunda-feira, 6 de março de 2017

Wendell Lira: sorte ao jogo, azar no joelho

Football Talks
Conheça o perfil do homem que marcou o golo de uma vida e resolveu mudá-la por completo na gala da FIFA que o imortalizou.
Há um antes e um depois daquele 11 de março de 2015 na vida de Wendell Lira. Afinal, era apenas mais um jogo do Campeonato Goiano, entre o  "seu" Goianésia e o Atlético Goianense. Nada fazia prever que o destino do atacante brasileiro - então com 26 anos - ficasse definido ali mesmo, depois de um pontapé acrobático que ajudou a sua equipa a conseguir um triunfo por 2-1. 
O caminho até esse dia não foi fácil para o jovem Wendell, que um dia sonhou tornar-se profissional de futebol e chegou a vestir a camisola da seleção sub-20 do Brasil. Atacante refinado tecnicamente, chamou a atenção de vários clubes de dimensão internacional depois de se ter destacado pelo "escrete" (onde fazia dupla atacante com Alexandre Pato) na Taça Sendai (Japão) e conseguido o título de melhor marcador do Campeonato  Brasileiro sub-20. Decorria então o ano de 2006 e o Goiás, primeiro clube pelo qual assinou contrato profissional, chegou a recusar uma proposta do Milan pelo seu passe, mas não teve a sorte do seu lado na fase decisiva da carreira: contraiu sucessivas lesões ligamentares no joelho direito, que obrigaram a recuperações muito prolongadas e adiaram a sua afirmação ao mais alto nível...até ao momento de inspiração que o levou a decidir mudar de vida.
O golo magistral apontado pelo Goianésia ao Atlético Goianense foi nomeado para o "Prémio Puskas", que distingue o melhor golo de cada ano civil, e venceu-o em plena gala da FIFA a 11 de janeiro de 2016. Não foi, no entanto, o prémio de dimensão mundial que lhe mudou a carreira mas sim um convite da organização para defrontar o então campeão do mundo do vídeojogo FIFA, Abdulaziz Alshehri. Wendell Lira sabia que não tinha sido a primeira escolha (Messi e Ronaldo recusaram), mas mesmo assim aceitou o desafio, armou uma equipa à sua imagem e venceu o confronto por esclarecedores 6-1. Nesse momento sim, tomou a decisão que lhe mudou o rumo da vida aos 27 anos: abandonou o futebol para se dedicar a um canal de youtube exclusivamente direcionado para vídeojogos.
No fundo, trocou o futebol real pelo virtual e não se arrepende: "O projeto, em si, é um canal de Youtube, onde sou um youtuber. Por eu ter acesso muito grande a jogadores e estar envolvido nos vídeojogos há muitos anos, acreditaram no projeto, para eu mostrar esse o meu lado 'gamer' e levar isso para o mundo", referiu.
É precisamente essa a experiência que Wendell Lira vem partilhar no Football Talks-2017 na tarde do dia 22 de março.
O leque de 31 de nomes confirmados inclui os presidentes da FIFA (Gianni Infantino), UEFA (Aleksander Ceferin), CONMEBOL (Alejandro Dominguez), Victor Montagliani (CONCACAF), David Elleray (Diretor Técnico do IFAB), Gary Stevenson (presidente da MLS), a Diretora da Divisão de Futebol Feminino da FIFA, Sarai Bareman, o técnico português do AS Monaco, líder da Ligue 1 francesa, Leonardo Jardim, entre muitos outros nomes fortes de setores chave do Futebol, como as competições, os media, a gestão, a comunicação o marketing e até áreas como o digital, os videojogos ou a deteção de apostas suspeitas.
Não perca a oportunidade de ouvir algumas das vozes mais reputadas do futebol mundial e inscreva-se aqui no Football Talks-2017.
Conheça aqui todos os oradores confirmados.
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário