segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Início de operação dupla

Seleção Sub-21
Seleção Nacional sub-21 iniciou estágio para os encontros frente à Roménia e Suíça. Fernando Fonseca lembra que futebol não vive de glórias passadas e promete garra e empenho.
A Equipa das Quinas iniciou, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, o estágio de preparação para as partidas de qualificação para o Euro 2019 frente à Roménia, a disputar dia 10 de Novembro, às 17h00, na cidade de Constança, e Suíça, dia 14, às 17h30, no Estádio Capital do Móvel em Paços de Ferreira. 
Recorde-se que estes serão o terceiro e quarto encontros rumo ao Euro 2019 cuja fase final será disputada em Itália e San Marino. Portugal está sediado no Grupo 8 onde tem como adversários as congéneres do País de Gales, Suíça, Roménia, Bósnia Herzegovina e Liechtenstein.
No primeiro treino da dupla operação Roménia/Suíça os vinte e três convocados estiveram à disposição de Rui Jorge. Os jogadores que disputaram, ontem, encontros das diversas ligas fizeram essencialmente treino de recuperação de esforço.
Fernando Fonseca, em conferência de imprensa que antecedeu o treino, revelou que a atenção dos portugueses está direcionada em amealhar pontos frente à Roménia que lidera, isolada, o Grupo 8: "Temos de olhar para nós próprios, sabemos a qualidade que temos e que é um adversário difícil [Roménia]. Temos de trabalhar forte e dar tudo dentro de campo e o resultado vai aparecer", afirmou o jogador.
O internacional sub-21 também recusou a ideia de que a última derrota frente à Bósnoia-Herzegovina possa "pesar" nos jogadores: "Claro que trabalhar sobre derrotas nunca é bom. É mais fácil trabalhar sobre vitórias mas temos que tirar desse jogo os aspetos negativos para melhorar e os positivos para manter. Quando chegar o jogo não termos pressão, foi para isto que nascemos, este é o nosso sonho e cada vitória para nós é uma conquista", completou.
Lembrando que a identidade de Portugal também é feita de muito "empenho" e "garra", o lateral direito apontou para o futuro: "É uma equipa completamente nova, muitos jogadores novos. No passado tivemos uma geração incrível, temos perto de dez jogadores na Seleção Nacional AA mas não podemos viver do passado, temos de pensar em nós e trabalhar para alcançar o nosso objetivo que é estar no Euro 2019", afirmou.
Com vários jovens na convocatória, o lateral português também deixou uma ideia do excelente espírito de grupo que reina na Cidade do Futebol entre "veteranos" e gerações mais novas: "Claro que temos de ter um nível alto, sabemos da qualidade dos jovens mas nós somos um grupo, não há rivalidades, nós aprendemos com eles, eles aprendem connosco e assim é que se faz um bom grupo", terminou.
AGENDA
A Seleção Nacional sub-21 volta a treinar na Cidade do Futebol esta terça-feira, às 17h30. A conferência de imprensa com um jogador a designar realiza-se às 17h10, na Cidade do Futebol.
A Equipa das Quinas irá jogar frente à Roménia, em Ovidiu, no Estádio Central da Academia Georghe Hagi, no dia 10 de novembro, pelas 17h00, e frente à Suíça, no dia 14, às 17h30 no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.
Acreditação
O processo de acreditação para o Portugal-Suíça, que termina no próximo dia 13 de novembro pode ser efetuado aqui. 
Qualificação Euro 2019
Recorde-se que, depois de uma vitória caseira frente ao País de Gales, por 2-0, Portugal perdeu na deslocação à Bósnia-Herzegovina por 3-1. 
Portugal está sediado no Grupo 8 da Fase de Qualificação do Euro sub-21 com as congéneres do País de Gales, Suíça, Roménia, Bósnia Herzegovina e Liechtenstein.
A Roménia lidera o grupo com dez pontos em quatro jogos disputados. Seguem-se Suíça (7 pontos e 5 jogos), Gales (6 pontos e 3 jogos) e Bósnia (6 pontos e 4 jogos), Portugal (3 pontos e 2 jogos) e Liechtenstein (0 pontos, 4 jogos). 
Para estas partidas de qualificação foram chamados 23 jogadores. 
Portugal estagia na Cidade do Futebol, entre os próximos dias 6 e 8 de novembro, partindo nesse dia para a cidade romena de Constança, onde o primeiro encontro se realizará.
Após o encontro, os comandados de Rui Jorge regressam ao Porto e ficam alojados em Paços de Ferreira onde enfrentam a Suíça.  
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: Joel Pereira (Manchester United), Diogo Costa (FC Porto) e André Ferreira (Leixões SC)
Defesas: Diogo Dalot (FC Porto), Fernando Fonseca (Estoril Praia), Ivanildo Fernandes (Sporting CP), Rúben Dias (SL Benfica), Jorge Fernandes (FC Porto), Francisco Ferreira (SL Benfica), Yuri Ribeiro (Rio Ave FC) e Pedro Amaral (SL Benfica).
Médios: João Gamboa (Marítimo Madeira), Stephen (Leixões SC), Pedro Delgado (Sporting CP), João Félix (SL Benfica), Xadas (SC Braga), João Carvalho (SL Benfica), Rafael Barbosa (Sporting CP) e Gil Dias (AC Fiorentina).  
Avançados: Diogo Jota (Wolverhampton), Heriberto Tavares (SL Benfica), Diogo Gonçalves (SL Benfica) e Rafael Leão (Sporting CP).
Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção
Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.
EURO 2019
Na fase de qualificação do Europeu de Itália 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21,a disputar em 2019.
Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino. 
Os quatro melhores classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.
Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:
Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino
Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.
Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.
Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.
Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.
Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.
Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.
Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.
Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxemburgo.
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário