FPF
O Presidente da FPF, Fernando Gomes,
manifesta o mais profundo pesar pelo desaparecimento do empresário
Belmiro de Azevedo.
Belmiro de Azevedo nasceu em Tuias, Marcos de Canaveses, no dia 17 de fevereiro de 1938. Revelou desde cedo a sua capacidade empreendedora e aos 24 anos, pouco antes de se licenciar em Engenharia Química Industrial pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1964), já trabalhava para a Efanor. A entrada na Sonae - Sociedade Nacional de Estratificados - dá-se em 1965 e a partir desse momento começa a construir uma carreira empresarial que mereceu reconhecimento nacional e internacional.
Em 1974 lança em bolsa a Sonae Holding Investimentos, assegurando ao mesmo tempo a sua participação maioritária na empresa. Onze anos depois (1986), decidiu abrir a primeira loja Continente (Matosinhos), criando a partir daí uma rede de supermercados que se expandiu por todo o país.
O Continente é um dos parceiros mais duradouros da Federação Portuguesa de Futebol e tem tido nos últimos anos um papel fundamental na venda de bilhetes da Seleção Nacional. Esta parceria conheceu um dos seus pontos altos em 2012, nos UEFA Marketing Awards, quando foi premiada na categoria "Best Sponsorship Campaign". A distinção baseou-se no caráter pioneiro de colocar a promoção de um patrocinador ao serviço dos interesses da Seleção Nacional.
Entre as distinções mais significativas atribuídas a Belmiro de Azevedo contam-se o grau de Comendador da Ordem do Mérito Civil de Espanha em 1999, o grau de Comendador da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no Brasil, em 2000 e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a mais alta condecoração atribuída em Portugal, a 5 de Janeiro de 2006 - concedida pelo Presidente Jorge Sampaio.
Mensagem de condolências do Presidente da FPF, Fernando Gomes
"Com grande pesar, em meu nome pessoal e da Federação Portuguesa de Futebol, venho apresentar as mais sentidas condolências e solidariedade neste momento difícil e de dor, pelo falecimento de Belmiro de Azevedo.
É na verdade a perda de um Homem inigualável, um lutador, com um percurso de vida fantástico, nobre e de grande exemplo para todos nós, com vastos conhecimentos e experiências que enriqueciam quem com ele tinha o privilégio de conviver.
Gostaria ainda de testemunhar a minha profunda admiração pessoal pelo seu empreendedorismo e pela sua visão de uma sociedade mais justa e desenvolvida. O seu legado empresarial, a sua responsabilidade social e a sua filantropia, estou certo, serão motivos de orgulho para todo o País.
Cabe-me ainda lamentar o desaparecimento de um parceiro comercial duradouro, exigente, imaginativo, leal e entusiástico que muito contribuiu para o desenvolvimento do futebol português."
Fernando Gomes
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário