sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O caminho para o Jamor


A Associação de Futebol do Algarve venceu a fase zonal sul da Uefa Regions Cup 2017 e qualificou-se para a fase final a realizar no Jamor. A seleção de Beja conquistou apenas um ponto e ficou no último lugar.

Texto e foto Firmino Paixão

A recusa de alguns jogadores em acederem à convocatória para integrarem a seleção da Associação de Futebol de Beja (AFB), e uma prestação menos conseguida que relegou a equipa para o último lugar do torneio, marcaram a agenda desta Taça das Regiões 2017, um quadrangular interassociações do sul, realizado na cidade de Beja.
O Grupo 5 da fase zonal integrou as equipas do Algarve, Beja, Évora e Portalegre e a competição esteve a cargo da Associação de Futebol de Beja, com o apoio logístico do respetivo município. A competição é bianual e destinada a atletas amadores com idades entre 19 e 28 anos, visando exatamente a promoção.
O coordenador técnico da AFB, Vítor Rodrigues, disse no final do evento que: “Gostei do que vi em termos de organização do torneio e da competitividade dos jogos, mas fico triste porque a nossa cidade parece que está de costas voltadas para o desporto. Quando as coisas não acontecem criticamos, quando acontecem não aparecemos, é assim. Essa foi uma mágoa com que fiquei porque, de resto, viram-se aqui executantes de alguma qualidade, atletas que, porventura, não deveriam estar no futebol amador e que demonstraram aqui toda a sua qualidade”.
O técnico fez questão de agradecer aos clubes que cederam atletas, acentuando: “Como gosto de referir os nomes, devo agradecer aos dirigentes e treinadores do Renascente, do Aljustrelense, do Penedo Gordo, do Cabeça Gorda, do Almodôvar, enfim, aos que fizeram tudo para terem aqui jogadores a representar o nosso distrito, porque alguns existiram que não fizeram tudo e daí, mais uma vez, a minha mágoa, porque acho que este é sempre um prémio, apesar de serem três dias intensos de competição mas, certamente, que os jogadores saem daqui mais fortes e é pena que alguns não permitam que isso aconteça”.
Confrontado com a ideia de que esta seleção teria sido uma segunda escolha, Rodrigues afirmou: “Foi uma escolha especial, disse isso aos atletas. Cada dia que passava tinha mais a certeza que estes 20 atletas nos dariam um total apoio e que dariam tudo pela nossa seleção. Fico imensamente grato a todos eles”.
Já quanto aos que não quiserem estar: “Alguns não quiseram vir e disseram-me isso a mim, outros, talvez por arrastamento, ou, talvez, por influência de outras pessoas, disseram que não estavam disponíveis, mas se voltasse atrás, eram estes jogadores que eu escolheria”.
Vítor Rodrigues disse ainda que “este trabalho com a seleção amadora não pode ficar por aqui, devemos competir com esta seleção e vou tentar junto da direção que isso aconteça. Temos que fazer um trabalho de base, estes jogadores merecem-no, porque trabalha-se muito bem no Baixo Alentejo, os treinadores têm qualidade, os clubes proporcionam aos jogadores condições para evoluírem como atletas e isso tem que ser demostrado. Esta seleção é o expoente de tudo isso e eu quero mostrar a toda a gente o quanto de bom se faz no distrito de Beja”, concluiu.


Seleção de Beja Almodôvar (6): André Martins, Roberto Domingos, Mário Saleiro, André Dias, Mário Nogueira e Luís Godinho. Aljustrelense (5): Fábio Reis, Efraim Mavengo, Carlos Franco; Pedro Seco e Averikson Rita. Penedo Gordo (4): Miguel Facaia, Francisco Gonçalves, Pedro Lança e Filipe Velhinho. Renascente (2): Hugo Marreiros e Joel Reis. Odemirense (2): Diogo Oliveira e Robson Ricardo. Cabeça Gorda (1): Miguel Bagulho. Treinadores: José Manuel Rações e Tiago Morgado. Resultados: Évora-Beja, 0-0; Portalegre-Algarve, 0-1; Beja-Portalegre, 1-2; Évora-Algarve, 2-1; Beja Algarve, 0-2; Évora Portalegre, 1-1. Classificação: 1.º AF Algarve, 6 pontos. 2.º AF Évora, 5. 3.º AF Portalegre, 4. 4.º AF Beja, 1.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário