sexta-feira, 9 de março de 2018

Francisco Saldanha: “O próximo jogo é sempre o mais importante”

Seleção Sub-17
O defesa central da Equipa das Quinas garante que Portugal vai dar tudo para vencer em cada jogo e garante que todos os encontros têm de ser encaradas da mesma forma.
A Seleção Nacional sub-17 prosseguiu esta sexta-feira com os trabalhos de preparação para a Ronda de Elite - a derradeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa Inglaterra 2018.
A Equipa das Quinas tinha a viagem para o Funchal agendada para quinta-feira, mas acabou por ver o voo cancelado devido às condições climatéricas, pelo que, esta tarde, treinou na Cidade do Futebol. A viagem para a Madeira, onde Portugal, jogará as três partidas da qualificação, está prevista para sábado de manhã.

Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol, Francisco Saldanha

Com 25 internacionalizações, Francisco Saldanha é um líder dentro de campo e defende que está habituado a liderar dentro de campo.

“Desde muito novo que gosto de ser capitão e de liderar a equipa. Gosto de falar com os meus colegas dentro do campo. É algo de natural em mim e vou continuar assim.”
O jogador do Benfica não é muito alto, pelo que faz da qualidade técnica, da velocidade e do sentido posicional armas para se conseguir impor no eixo da defesa.
“Penso que consigo cumprir bem nessa posição. Talvez devido ao facto de jogar com os dois pés e de ter velocidade, consiga fazer bem a posição, defendendo bem. Também acho que consigo pensar bem o jogo e de decidir bem. Penso que essas características acabam por colmatar o facto de não ser tão alto como normalmente são os meus colegas de posição.”
Mas não foi sempre no eixo da defesa que o jogador natural de Guimarães se destacou.

“A paixão do futebol começou bem cedo. Aos três anos já jogava. O meu brinquedo preferido sempre foi uma bola de futebol - andava com sempre com uma debaixo do braço. Levava sempre uma bola para a escola… Depois, aos sete/oito anos, fui jogar para o Desportivo de Ronfe. Dois anos depois fui aos treinos de captação do Vitória SC e fiquei no clube até me transferir para o Benfica [na época 2015/16).  Comecei como lateral, mas depois fui adaptado a central - nos dois últimos anos em que estive no Vitória SC -, posição em que gosto mais de jogar e me sinto mais à vontade.”

Para Francisco Saldanha poder representar a Seleção é sempre um motivo de grande satisfação e orgulho.

“Fico muito feliz quando sou chamado à Seleção. É um grande orgulho poder representar o nosso país. É muito bom jogar com esta camisola… nos torneios fora, nos jogos com o nosso público. No fundo, é sempre bom poder representar Portugal. O objetivo é poder continuar.”

O defesa luso espera que a equipa responda positivamente nestes primeiros jogos oficiais, depois de um percurso de preparação que passou pela conquista da Syrenka Cup, na Polónia, e do Torneio Internacional do Algarve.
“Pode haver um pouco de ansiedade e de nervosismo porque são jogos em que está em causa uma presença numa fase final de um Europeu, mas penso que iremos entrar confiantes, pois sabemos que temos capacidade para vencer a qualquer equipa.”
Portugal terá pela frente as seleções de Eslováquia, Suíça e Finlândia. Francisco Saldanha considera que nesta fase não há adversários mais ou menos temíveis.
“Todos os jogos são complicados e vamos ter de os encarar a todos da mesma maneira. Vamos ter de dar tudo nos três jogos. Se assim não for podemos falhar o Europeu por pormenores. Sabemos disso e teremos de funcionar como equipa. Queremos conquistar os três pontos em cada jogo. Estamos focados no primeiro jogo, que é o mais importante. Depois pensaremos no próximo, que passará a ser o mais importante. É desta forma que teremos de encarar a competição.”
A finalizar, não escondeu que contar com o apoio dos portugueses pode ser positivo e deixou um apelo aos madeirenses.
Jogar com o apoio dos nossos adeptos pode ser uma vantagem muito grande. Estamos a jogar em casa. Penso que vai ser muito bom. A nossa Seleção não joga muitas vezes na Madeira e pode ser uma oportunidade de verem a nossa equipa a jogar ao vivo e de nos apoiarem. Esperamos poder contar com essa ajuda extra, que é sempre importante nos momentos mais difíceis.”

Esta sexta-feira, Rui Bento divulgou a lista final de 20 jogadores que vão viajar para a Madeira para disputar a Ronda de Elite.
 Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário