quinta-feira, 12 de abril de 2018

Portugal Football School – Relvado natural vs relvado sintético

fpf
fpf.pt
Investigadores da PFS publicam artigo científico sobre o treino e jogo de futebol em diferentes superfícies
Investigadores da Portugal Footbal School publicaram o artigo “Switching between pitch surfaces: practical applications and future perspectives for soccer training” na revista científica The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. O artigo versa sobre a utilização de diferentes tipos de superfície em treinos e jogos de futebol (relva natural vs. relva artificial) e o seu papel coadjuvante no treino de prevenção e reabilitação da lesão (areia, superfícies instáveis, entre outros).
Segundo o documento existem fatores físicos e biomecânicos associados às diferentes superfícies de treino que devem ser levados em consideração quando se pretende avaliar as repostas dos futebolistas ao treino/jogo.
O docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e co-autor do artigo, António Natal Rebelo comentou que: “este artigo revela a importância que deve ser concedida à investigação científica dentro da temática do treino e jogo de futebol em diferentes superfícies, para que todos os intervenientes na preparação de futebolistas tomem decisões informadas relativas aos programas de preparação, de prevenção e de reabilitação de lesões.”
O estudante de doutoramento da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto que está atualmente a desenvolver o seu programa de trabalhos integrado na Portugal Football School, Vicenzo Rago é primeiro autor do artigo e acrescentou que: “os resultados desta pesquisa parecem mostrar que a troca ocasional de superfície pode ser vista como estratégia de treino. Por exemplo, treinar em areia requer um recrutamento maior de alguns grupos musculares menos envolvidos quando se joga em superfícies mais firmes. Cabe salientar que treinar em superfícies diferentes poderá resultar numa transferência negativa sobre a performance no futebol (praticado em relvado natural ou artificial).”
O artigo resulta de uma estreita colaboração entre a Portugal Football School, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o Aspetar-Qatar Orthopaedic and Sports Medicine Hospital, University of the Faroe Islands, University of Southern Denmark e University of Gothenburg.
Fonte:  https://distritalbeja.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário