Seleção Sub-17
Treinador Nacional promete
responsabilidade máxima no lançamento do Campeonato da Europa de
Inglaterra.Para ver e ouvir no site dafpf.pt
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE COM O PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-17
FOTOGALERIA
Chegou o momento. A Seleção Nacional sub-17 está a poucas horas de entrar em campo para o seu jogo de estreia no Campeonato da Europa Inglaterra-2018, frente à Noruega (13h, no Bescot Stadium, em Walsall).
A Equipa das Quinas realizou esta quinta-feira o último treino antes da partida frente aos noruegueses, no relvado 9 do St. George's Park National Football Centre (Burton upon Trent), batizado com o nome de um dos mais renomados jogadores ingleses de sempre: Michael Owen, antigo avançado da seleção dos três leões e de clubes como o Liverpool, o Real Madrid ou o Manchester United.
Depois da sessão de trabalho, Rui Bento participou nas atividades media programadas pela UEFA, juntamente com os restantes treinadores do grupo B (ver foto).
O técnico português foi coerente com o discurso que tem assumido publicamente, tal como na entrevista de lançamento do Europeu ao fpf.pt. Confessando que a convocatória para a prova que vai decorrer em solo inglês foi a mais difícil do seu percurso, o Treinador Nacional garante que os sub-17 vão fazer tudo para representar bem o povo português: "Queremos impor a identidade Portugal e o futebol português. É a responsabilidade de quem veste esta camisola: jogar por Portugal, pelos portugueses e, de alguma forma, lutar pela nossa afirmação como um país de futebol", referiu.
Questionado sobre a mensagem a passar a jogadores que vão fazer a sua estreia na fase final de uma grande competição internacional de seleções, Rui Bento fez questão de recordar todos os que fazem parte do processo da Equipa das Quinas: "Temos todos de dar um pouco mais por respeito a quem esteve connosco e participou no trajeto de construção desta equipa até aqui. Vamos respeitar todos os adversários, mas tentaremos também impor o trabalho desta geração ao longo de três anos."
Portugal não pode esperar facilidades frente à Noruega, na opinião do principal responsável técnico dos sub-17: "Esta equipa garantiu a qualificação em dois apuramentos, tiveram esse mérito. Só por aí merecem o nosso respeito. Têm a sua ideia de jogo...numa fase final temos de jogar nos nossos limites. A Noruega tem vindo a evoluir."
Rui Bento mostrou também que já tem muito claro o sentimento com que quer ficar depois deste Campeonato da Europa: "Gostava de ficar com a sensação que encarámos cada jogo de forma séria, comprometida, que rendemos o que estava ao nosso alcance e que os ficaram jogadores felizes com o que produziram. Normalmente, quando isso acontece temos bons resultados", concluiu.
VÍDEO COMPLETO
Recorde-se que o histórico de seleções sub-17 entre Portugal a Noruega é claramente favorável às cores nacionais (5 vitórias e 2 derrotas). O último triunfo da Equipa das Quinas aconteceu já esta época, na Syrenka Cup (torneio particular realizado na Polónia), por 3-2. Gonçalo Gomes (16') e Umaro Embaló (20' e 69' p.) fizeram os golos do triunfo português.
O encontro desta sexta-feira não conta com transmissão televisiva
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: João Monteiro (SL Benfica) e Gonçalo Tabuaço (Vitória SC)
Defesas: Francisco Saldanha (SL Benfica), João Ferreira (SL Benfica), Levi Faustino (FC Porto), Rafael Brito (SL Benfica), Tiago Matos (FC Porto) e Tomás Tavares (SL Benfica)
Médios: Bernardo Silva (SL Benfica), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Henrique Jocu (SL Benfica), Nuno Cunha (SL Benfica), Rodrigo Fernandes (Sporting CP) e Rodrigo Valente (FC Porto)
Avançados: Eduardo Ribeiro (SC Braga), Fábio Silva (FC Porto), Félix Correia (Sporting CP), Henrique Pereira (SL Benfica), Jair Tavares (SL Benfica) e Umaro Embaló (SL Benfica)
CLIQUE AQUI PARA ACEDER AO MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS
A equipa nacional está incluída no grupo B e estreia-se no primeiro dia de competição, frente à Noruega (4 de maio, em Walsall, pelas 13h00), segundo-se os encontros com a Eslovénia (7 de maio, em Chesterfield, pelas 15h00) e com a Suécia (10 de maio, em Burton Albion, novamente pelas 13h00).
HISTÓRICO COM A NORUEGA
HISTÓRICO COM A ESLOVÉNIA
HISTÓRICO COM A SUÉCIA
A fase de grupos do Europeu sub-17 vai decorrer até ao dia 11 de maio, sendo que passam aos quartos de final da prova os dois primeiros classificados de cada grupo. Caso garanta a qualificação, a Seleção Nacional vai enfrentar garantidamente uma equipa do grupo A, que inclui as equipas da Inglaterra, da Suíça, da Itália e de Israel.
CALENDÁRIO DO EUROPEU
A Equipa das Quinas esteve isenta do I Torneio de Apuramento para este Europeu, tendo somado na Ronda de Elite duas vitórias (2-1 à Eslováquia e 2-0 à Finlândia) e um empate (1-1 frente à Suíça).
Recorde-se que Portugal já tem duas vitórias em Europeu sub-17 (2003 e 2016), às quais se juntam mais quatro quando a prova ainda era direcionada para seleções sub-16 (1989, 1995, 1996 e 2000).
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário