segunda-feira, 25 de junho de 2018

Certificação de VAR no Lopes da Silva

Torneio Lopes da Silva
Bertino Miranda, vogal do CA da FPF, destaca a importância destas formações sobre a ferramenta do vídeo-árbitro.
À semelhança do que já tinha acontecido no ano passado, o Torneio Lopes da Silva volta a ser importante na formação de árbitros nacionais.
A 24.ª edição da prova interassociações está a ser palco de uma certificação de vídeo-árbitros, que assim têm a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com o sistema. Todos os jogos disputados no Estádio 1.º de Maio, em Braga, terão VAR e constituem uma excelente oportunidade formativa a todos os árbitros nomeados para a prova.
Bertino Miranda, vogal do CA da FPF e um dos coordenadores destes testes, explicou a formação: “O objetivo é certificar mais árbitros para atuarem nas competições nacionais. Ao fim de um ano, todos os intervenientes já estão mais identificados com a tecnologia. Os profissionais da arbitragem já utilizam a ferramenta de uma forma mais eficaz”, assinalou.
Relativamente à forma como os árbitros estão a encarar esta oportunidade, o vogal do CA da FPF destaca a importância desta experiência: “Como se trata de uma certificação, estes árbitros nunca tinham tido experiência com vídeo-árbitro. Alguns deles já tinham ouvido as comunicações na função de quarto-árbitro, mas não tinham a experiencia de arbitrar com VAR, de estarem dentro da VOR ou de desempenhar o papel de vídeo árbitro. Estão extremamente satisfeitos, muito curiosos e a tentar tirar o máximo partido desta experiência para poderem estar habilitados a usar esta ferramenta na ajuda da tomada de decisão, que a FPF disponibiliza para arbitragem”, acrescentou.
Fonte: fpf.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário