Bola fora do jogo
A bola está fora do jogo quando:
• atravessar completamente a linha de baliza ou a linha lateral, quer junto ao solo quer pelo ar o jogo seja interrompido pelo árbitro
Bola em jogoA bola está fora do jogo quando:
• atravessar completamente a linha de baliza ou a linha lateral, quer junto ao solo quer pelo ar o jogo seja interrompido pelo árbitro
A bola está em jogo em todas as outras situações, inclusive quando ressaltar para o terreno de jogo após ter embatido num elemento da equipa de arbitragem, num poste, na barra transversal ou na bandeira de canto e permanece no terreno de jogo.
Texto adicional
Se quando a bola estiver em jogo:
(…)
Se for cometida uma infração fora do terreno de jogo contra um jogador, substituído, suplente ou elemento oficial da própria equipa, o jogo recomeça com pontapé livre indireto em cima da linha limite do terreno jogo no ponto mais próximo do local onde a infração aconteceu.
Se um jogador efetuar um contacto com a bola utilizando um objeto seguro na mão (bota, caneleira, etc.) o jogo recomeça com pontapé livre direto (ou pontapé de penálti).
Esclarecimentos
O guarda-redes solta a bola das mãos
Os árbitros assistentes devem colocar-se no enfiamento da linha da área de penálti e verificar se o guarda-redes toca a bola com as mãos fora da área de penálti. Logo que o guarda-redes solte a bola das mãos, os árbitros assistentes devem colocar-se de maneira a controlar o fora de jogo.
Confrontações em grupo
Em situações de confrontações em grupo de
jogadores, o árbitro assistente mais próximo pode penetrar no terreno
para ajudar o árbitro. O outro árbitro assistente deve observar e tomar
nota dos pormenores do incidente. O quarto árbitro deve permanecer nas
proximidades das áreas técnicas.
Fonte. https://gazetadodesporto.wordpress.com
Sem comentários:
Enviar um comentário