Um pontapé de baliza é assinalado quando a bola ultrapassar completamente a linha de baliza, quer seja rente ao solo ou pelo ar, tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante, sem que um golo tenha sido marcado.
Um golo pode ser marcado diretamente de um pontapé de baliza, mas somente contra a equipa adversária; se bola tiver saído da área de penálti e entrar diretamente na baliza do executante, é concedido um pontapé de canto à equipa adversária.
1. Procedimento
• A bola deve estar imóvel e é pontapeada de um ponto qualquer da área de baliza por um jogador da equipa defensora
• A bola está em jogo logo que saia da área de penálti
• Os jogadores da equipa adversária devem encontrar-se fora da área de penálti até que a bola esteja em jogo

2. Infrações e sanções
Se a bola não sair da área de penálti ou se for tocada por um jogador antes de sair da área de penálti, o pontapé é repetido.

Se, após a bola entrar em jogo, o executante lhe toca novamente antes que esta tenha sido tocada por outro jogador, é assinalado um pontapé-livre indireto; se o executante tocar deliberadamente a bola com as mãos:
• é assinalado um pontapé-livre direto
• é assinalado um pontapé de penálti, se a infração ocorrer dentro da área de penálti do executante, a menos que o executante tenha sido o guarda-redes, sendo que nesse caso é assinalado um pontapé-livre indireto

Se um adversário que se encontra dentro da área de penálti no momento em que o pontapé de baliza é executado, ou entrar na área de penálti antes de a bola estar em jogo, toca ou disputa a bola antes de esta ter tocado noutro jogador, o pontapé de baliza é repetido.
Se um jogador entrar na área de penálti antes de a bola estar em jogo e cometer uma falta ou sofrer uma falta, o pontapé de baliza é repetido e o jogador infrator pode ser advertido ou expulso, dependendo da infração.
Por qualquer outra infração a esta Lei, o pontapé de baliza é repetido.
Cada dia que passa, vejo-me num mundo cada vez mais desconhecido em que as pessoas não se respeitam, não há a cultura do bom dia, boa tarde ou boa noite, parecemos, pois sei lá o que lhe chamar… de uma sociedade onde só queremos ver e onde só importa o nosso bem estar, a nossa equipa ganhar.
Deixamos de olhar para o todo, seja no nosso emprego, na nossa família, ou no nosso hobby, sim hobby, pois como em tudo, todos temos o nosso hobby e nos adeptos de futebol, está-se mesmo a ver qual é… ele é insultar, agredir, denegrir, em suma, descarregar toda a fúria acumulada em casa ou nos seus empregos, após uma semana de trabalho.


A cada dia que passa, temos mais agressões a Árbitros, mais confrontos nas bancadas dos nossos estádios, porque quando um filho desse típico adepto dá 2 toques numa bola é logo considerado um futuro ” Ronaldo”, desculpa grande “Ronaldo” esta comparação, mas falamos de casos que em nada chegam aos teus calcanhares. Agressões e Insultos vergonhosos a jovens Árbitros, em jogos de formação, quando os jogadores ainda estão a aprender a chutar minimamente uma bola, e muitas vezes não sabem executar correctamente nem um lançamento lateral,  mas a culpa tem sempre um nome…o ÁRBITRO.
Bom fim de semana desportivo a todos, com muito mas muito Fair Play!!
Fonte:  https://gazetadodesporto.wordpress.com