Arrancou no último fim-de-semana a Taça Distrito de Beja de Futebol. Em campo, dezoito equipas discutiram a presença da segunda eliminatória da competição.
A disputar a competição pela primeira vez esteve o FC Albernoense, que recebeu o SC Cuba. O resultado final pode dar a ideia que o SC Cuba teve vida fácil, mas a história do jogo dá-nos uma perspetiva diferente.
Um dos maiores desafios para as duas formações passou por conseguir controlar a bola no chão, o que se revelou infrutífero, com as bolas longas a serem a solução muitas vezes encontrada pelos jogadores. Golos, só ao minuto 31: bola longa batida em posição frontal para a área e Anísio Fortes a desviar de cabeça para o fundo das redes. O SC Cuba colocava-se em vantagem por 0-1, resultado que se arrastou até ao intervalo.
No segundo tempo, o equilíbrio continuou a ser evidente, com o FC Albernoense a procurar através da velocidade dos seus homens da frente alcançar o empate, o que acabou por acontecer ao minuto 76: bola na área e, após uma sucessão de ressaltos, Dinis Brito conseguiu marcar.
No final de noventa minutos, empate a uma bola, com a vitória a poder cair para qualquer um dos lados.
Mas o prolongamento começou de feição para o SC Cuba: canto batido na direita e a bola a entrar ao segundo poste. Vítor Teixeira fazia assim o 1-2, aos 91 minutos. A vantagem foi alargada dez minutos depois, por João Valente, na conversão de uma grande penalidade. O 1-4 final foi da responsabilidade de José Feio, também da marca de grande penalidade, aos 118 minutos.
No final o SC Cuba fez a festa, mas teve de puxar dos galões para passar à próxima fase, apesar do resultado final desnivelado.

Noutros campos
Em Pias, a equipa da casa recebeu o Saboia AC, uma das equipas em destaque no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão e não deu espaço para surpresas, vencendo por 3-0.
 
Resultados mais confortáveis registados pelo CD Praia de Milfontes e pelo GD Messejanense: o Praia de Milfontes foi a Barrancos vencer por 0-5; também a jogar fora e com o mesmo resultado, o GD Messejanense eliminou o CC Aldeia dos Fernandes. A jogar em casa, o SCM Aljustrelense bateu o FC São Marcos por 6-1.
No Campo de Jogos do Bairro da Conceição, a equipa da casa eliminou o GD Renascente, num jogo com sete golos: Miguel Romão, aos 3 minutos, colocou o CCD Bairro de N.ª Sr.ª da Conceição na frente. Depois o GD Renascente virou o resultado por Dário Almeida (13') e Vítor Raposo (29'). Mas, antes do intervalo, na conversão de uma grande penalidade, Miguel Romão restabeleceu o empate. No segundo tempo, o mesmo Miguel Romão fez o 3-2, vantagem alargada ao minuto 83, com um auto-golo de Miguel Nunes. O resultado final (4-3) foi fechado por Dário Almeida, que bisou na partida.
CDR Salvadense e FC Serpa também estão da segunda fase, depois de baterem, respetivamente, GDR Amoreiras-Gare e FC Castrense após desempate por grandes penalidades.
Com Campo de Jogos Cross Brown, o jogo entre São Domingos FC e CA Aldenovense foi interrompido quando a equipa visitante vencia por 1-2.
Taça Distrito de Beja
1.ª Eliminatória
Piense SC
3
0
Saboia AC
S. Domingos FC
1 2***
CA Aldenovense
FC Serpa
0(3) (2)0** FC Castrense
FC Albernoense
1 4* SC Cuba
Aljustrelense
6
1
FC S. Marcos
Barrancos FC
0 5
Praia Milfontes
Aldeia Fernandes
0 5 GD Messejanense
Salvadense
1(4) (1)1** Amoreiras-Gare
Bairro Conceição
4 3 GD Renascente
* após prolongamento
** após grandes penalidades
*** interrompido
Galeria de imagens: FC Albernoense - SC Cuba

Galeria de imagens: Piense SC - Saboia AC

Siga-nos no Facebook