terça-feira, 23 de abril de 2019

A futura gestora que se apaixonou à primeira vista por futebol

Futebol Fem. - Sub-17

Começou a jogar por acaso e competiu oito anos com rapazes. Vale a pena conhecer a história de Marta Ferreira.
A Seleção Nacional feminina sub-17 prosseguiu esta terça-feira, nos relvados da Cidade do Futebol, os trabalhos do último estágio de preparação antes do Campeonato da Europa da Bulgária, que vai decorrer entre os dias 5 e 17 de maio.
Para além da alteração à convocatória original comunicada esta segunda-feira, o Treinador Nacional José Paisana foi forçado a decidir uma nova mudança: saiu a lesionada Cláudia Mendinhas (GDC A-dos-Francos) e entrou Mariana Malva (SC Braga).
As internacionais portuguesas cumpriram duas sessões de treino sob a orientação da equipa técnica nacional com a boa-disposição e o rigor que as caracteriza dentro e fora de campo. 
Por trás de cada sorriso, há uma história de superação e paixão pelo futebol É o caso de Marta Ferreira, que recordou ao fpf.pt o exato dia em que um desporto algo distante passou a ser uma parte importante da sua vida: "É uma história muito engraçada! Tinha ido ver o treino de um amigo no Olímpico do Montijo - o meu primeiro clube - e, de repente, os treinadores chamaram todas as crianças que estavam na bancada para jogar. Eu já jpgava no ATL com os meus amigos e já sabia que o futebol era muito importante, mas nunca tinha estado num campo a sério. Isso foi muito importante", admitiu, entre sorrisos. 
Dado o primeiro e decisivo passo, os laços com o futebol iam crescendo, independentemente do contexto: "Joguei oito anos com rapazes e agora estou numa equipa só de raparigas [Sporting CP]. Claro que pude notar algumas diferenças físicas e técnicas, mas o mais importante para mim é que o futebol feminino tem vindo a crescer através do trabalho dos clubes, das Associações de Futebol e da Federação Portuguesa de Futebol."
Apesar de um percurso desportivo onde já conta com 21 internacionalizações entre as Seleções Nacionais femininas sub-16 e sub-17, Marta Ferreira não descura os estudos. E o discurso convicto, de ideias fixas, prossegue: "Quero ir para Gestão na Universidade Nova de Lisboa, já estou a trabalhar para isso. Nesse sentido, também é ótimo termos o apoio da FPF quando estamos concentradas aqui com a Seleção. Temos todos os meios para conseguirmos estudar ao longo dos dias e melhorarmos sempre", salientou.
Questionada sobre a forma como o grupo de trabalho orientado por José Paisana está a encarar a participação no Europeu da Bulgária, a assertividade manteve-se: "Vamos lá para crescer, para sermos bastante competentes, para respeitar todos os adversários e entrar em cada jogo como se fosse uma final", concluiu.
Semana de trabalho antecede viagem para a Bulgária
A comitiva nacional vai concentrar-se novamente no dia 29 de abril, já com as 20 eleitas para a fase final do Campeonato da Europa Bulgária-2019, que vai decorrer entre os dias 5 e 17 de maio.
A viagem para Albena, cidade búlgara que vai servir de “quartel-general” à equipa nacional, está agendada para o dia 30 de abril.
Portugal está incluído no grupo A, juntamente com as seleções da Bulgária, damana Dinamarca e da Espanha.
No grupo B estão as equipas da Áustria, da Inglaterra, da Alemanha e da Holanda.
Apenas os dois primeiros classificados passam às meias-finais da competição.
Portugal vai somar a sua segunda presença em fases finais de Europeus femininos sub-17, depois da participação na edição de 2013, que decorreu em Inglaterra.
Eis a convocatória completa:
Lusitano FC Vildemoinhos: Joana Caiado, Maria Alagoa e Jéssica Albino
Ribeirão 1968 FC: Adriana Rocha
SC Braga: Carolina Almeida, Inês Oliveira, Luísa Pinheiro, Maria Leonor e Sofia Silva
SC Castêlo da Maia: Maria Miller
SC Porto: Maria Negrão
SL Benfica: Ana Assucena, Ana Oliveira, Carolina Santana, Francisca Nazareth, Lara Pintassilgo e Mariana Alberto
Sporting CP: Alícia Correia, Andreia Jacinto, Bárbara Lopes e Marta Ferreira
UR Cadima: Luana Marques
Eis o programa do estágio da Seleção Nacional feminina sub-17:
23.04.2019| terça-feira
10h30 Treino na Cidade do Futebol (15 minutos abertos aos OCS)
18h00 Treino na Cidade do Futebol (15 minutos abertos aos OCS)
24.04.2019| quarta-feira
10h30 Treino na Cidade do Futebol (15 minutos abertos aos OCS)
20h00 Jogo-treino na Cidade do Futebol com a equipa sénior feminina do GD Estoril Praia (aberto aos OCS)
25.04.2019| quinta-feira
10h30 Treino na Cidade do Futebol (15 minutos abertos aos OCS)
Fonte: FpF.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário