Futebol Fem. - Seleção A
Portugal inicia esta sexta-feira a qualificação para o Euro 2021 feminino.
A Seleção Nacional feminina A estreia-se esta sexta-feira na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2021. O primeiro adversário é a Albânia e Francisco Neto já deixou um alerta às internacionais portuguesas: "Só com muito respeito e foco total conseguiremos ganhar o jogo".
“Olhando para o ranking, poderíamos dizer que Finlândia e Escócia são os nossos principais adversários. Mas muitas vezes, neste tipo de grupos equilibrados, os maiores adversários somos nós próprios, quando não respeitamos ou valorizamos as outras equipas. Temos de pensar apenas neste primeiro adversário, a Albânia. De nada vale pensar que a Finlândia ou a Escócia partiram na frente se não vencermos a Albânia", explicou o Selecionador Nacional.
Numa análise mais profunda à formação albanesa, Francisco Neto fez notar que, "apesar de ter perdido com a Finlândia por 3-0, não consentiu golos na segunda parte e mostrou-se uma equipa equilibrada e organizada". "A Albânia é uma equipa em renovação. Mudou de treinador, tem muitas jovens e beneficia do facto de haver uma aposta maior no futebol feminino albanês. Tivemos uma viagem difícil e jogamos fora de nossa casa. Vai ser, por isso, um jogo complicado. Acima de tudo, é preciso respeito pelo nosso adversário", avisou.
Depois de Portugal ter falhado a presença no último Campeonato do Mundo, o treinador confessou que a vontade de regressar a uma fase final "é enorme". “Queremos muito chegar ao Europeu, mas temos de fazer com que as coisas se concretizem e é para isso que iremos preparar as nossas jogadoras. Elas sabem disso, que chegou a hora de fazer acontecer as coisas e não chega só querer muito. Vamos procurar concretizar em campo aquilo que são os nossos desejos”, prometeu.
O técnico referiu ainda que o grupo de trabalho luso tem mais consciência daquilo que é, depois de ter defrontado a poderosa seleção dos Estados Unidos. “Tivemos a oportunidade de jogar nos Estados Unidos contra as melhores do mundo e isso fez com que percebêssemos os aspetos a trabalhar. Serviu para termos uma real consciência do patamar em que estamos e do que é preciso fazer para atingirmos um novo Europeu, em 2021”, declarou.
O Selecionador Nacional recordou ainda a juventude do grupo que disputou o Europeu feminino em 2017, para realçar a evolução conseguida nos últimos dois anos. “Não é porque estivemos em 2017 que automaticamente vamos lá estar. Termos estado dá-nos mais responsabilidade, mas também nos deixa mais preparados para lá chegar. As jogadoras já sentiram dentro de campo o que é preciso para lá estar e querem repetir a experiência. Sinto que estamos mais preparados, porque temos mais experiência e um conhecimento superior do que precisamos para voltar”, defendeu.
Por fim, Francisco Neto desvalorizou o facto de Portugal ser a última seleção do grupo E a entrar em ação, depois de Escócia e Finlândia já terem vencido, respetivamente, o Chipre (8-0) e a Albânia (3-0). “Vamos ter oito finais para disputar e temos de nos focar em nós, independentemente de os outros já terem jogado. Temos a vantagem de poder observá-los em jogo, mas a verdade é que, hoje em dia, todos se conhecem muito bem. Nãp encaro isso como um fator adicional de pressão.
Treino no palco do jogo
A Equipa das Quinas realizou esta quinta-feira um treino de adaptação ao palco do jogo: o Elbasan Arena. Francisco Neto tem as 23 convocadas aptas para jogar na sexta-feira.
O Albânia-Portugal, recorde-se, está agendado para as 17h30 de sexta-feira e passará em direto no Canal 11.
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário