Golo de Korovkina decidiu a partida frente a Portugal. Tudo em aberto para a segunda mão do play-off de apuramento para o Europeu.
A Seleção Nacional feminina perdeu esta sexta-feira, no Estádio do Restelo, por 0-1, frente à Rússia na primeiro mão do play-off de apuramento para o Campeonato da Europa de 2022, mas mostrou argumentos para ambicionar a inversão da eliminatória na segunda partida.**
RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA
Um golo de Nelli Korovkina, aos 51 minutos, num lance estranho, acabou por fazer a diferença no Estádio do Restelo, em Lisboa, mas deixa a presença em Inglaterra, país anfitrião do Campeonato da Europa, de 06 a 31 de julho de 2022, por decidir na terça-feira, na Sapsan Arena, em Moscovo, no jogo da segunda mão.
A equipa das 'quinas' teve o controlo praticamente total do primeiro tempo, que se iniciou com um livre direto em zona frontal, ‘colado’ à grande área, que a capitã Cláudia Neto conquistou e converteu, aos quatro minutos, ligeiramente por cima.
Foi o primeiro aviso das lusas, que via a Rússia a apostar em tímidas aproximações, como aos 16, quando Nadezhda Smirnova se desmarcou entre as centrais e rematou para as mãos de Patrícia Morais, mas Portugal respondeu de imediato por intermédio de Tatiana Pinto, numa tentativa de ‘chapéu’ que a guarda-redes russa Elvira Todua evitou com uma enorme defesa.
Portugal tinha mais bola e determinação, não se notando a superioridade teórica da Rússia, de acordo com o ‘ranking’, que coloca Portugal em 30.º e a adversária em 23.º, e, não obstante um maior atrevimento forasteiro, foi Portugal que ‘fechou’ a primeira parte novamente por cima, numa oportunidade soberana que Carolina Mendes não conseguiu desviar, aos 43.
No reatamento, um lance caricato acabou por desfazer o ‘nulo’ aos 51 minutos, a favor da Rússia, que marcou por Nelli Korovkina, de cabeça, após um primeiro remate defendido por Patrícia Morais, que não criou oposição à avançada do Lokomotiv de Moscovo por ter pensado que a bola tinha ultrapassado a linha de fundo.
A correr contra o prejuízo, as comandadas de Francisco Neto procuraram repor, num ápice, a igualdade, num cabeceamento de Carolina Mendes que saiu perto do poste, mas as russas mostravam boa segurança defensiva e chegaram a incomodar, a espaços, no ataque, sobretudo de bola parada, em momentos de algum aperto para a defensiva portuguesa.
Já depois de um golo irregular, por fora de jogo de Nelli Korovkina, a posse de bola portuguesa não se traduzia em efeitos práticos e foi mesmo a Rússia a estar mais perto de ampliar a vantagem, valendo um corte providencial de Ana Borges, aos 78, a intercetar o remate, já na pequena área, de Marina Fedorova.
O selecionador Francisco Neto refrescou o ataque, com as entradas de Ana Capeta e de Telma Encarnação, e o melhor que conseguiu surgiu dos pés de ambas, aos 81, numa investida veloz da segunda pela direita, a fletir para o interior da área, mas a desequilibrar-se, sobrando a bola para a avançada do Sporting, mas Elvira Todua segurou o triunfo da Rússia.
Ficha de Jogo
Play-off de Acesso ao Campeonato da Europa Inglaterra 2022, 8.ª Jornada do Grupo E
Estádio do Restelo, Lisboa
PORTUGAL 0-1 RÚSSIA (0-0 ao intervalo)
Árbitra: Esther Staubil (Suíça)
Árbitra assistentes: Susanne Küng (Suíça) e Francesa Di Monte (Itália)
Quarta árbitra: Michèlle Schmölzer (Suíça)
Portugal: Patrícia Morais, Ana Borges, Sílvia
Rebelo, Carole Costa, Joana Marchão, Dolores Silva, Tatiana Pinto (Ana
Dias, 82'), Andreia Norton (Andreia Jacinto, 82'), Cláudia Neto - Cap.,
Carolina Mendes (Ana Caeta, 59') e Kika Nazareth (TElma Encarnação,
77').
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Catarina Amado, Diana Gomes, Mariana Azevedo, Alicia Correia, Fátima Pinto.
Treinador: Francisco Neto
Golos: nada a assinalar
Disciplina: nada a assinalar
Rússia: Tódua, Mashokova, Belomyttseva, Kozhnikova -
Cap., Adbudlina, Samoulova, Kozlova, Fedorova, Smirnova (Kuropatkina,
90'+4), Pantyukhina (Yana Sheina, 62'), Nelli Korovkina
Suplentes não utilizadas: Shcherbak, Yulia Grichenko, Alekseeva Myagkova, Nedezhda Ilyinykh, Galay, Olesya Kurochkina, Morina, Chernomyrdina, Yakupova.
Treinador: Yuri Krasnozhan
Golos: 0-1 Korovkina (51')
Disciplina: amarelos mostrados a Nelli Kovkina (38'); Fedorova (60'), Smirnova (71')
**Com LUSA
Fonte: FpF.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário