quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Método RICE


RICE é uma sigla aceite internacionalmente nos meios desportivos e que resulta da junção das palavras repouso, ice(gelo), compressão e elevação. É considerado a melhor forma de tratar lesões traumáticas no desporto, como sejam entorses, luxações, estiramentos e rupturas musculares. A combinação de todos estes factores nas primeiras 48h/72h, ajudam a controlar a inflamação e formação de hematoma após a lesão acontecer e quando mais cedo se iniciar este tratamento, melhor a sua eficácia e prognostico.

O método RICE consiste resumidamente em:

· Repouso: É importante por duas razões, primeiro e ainda em campo, no momento seguinte após a lesão, por forma a se efectuar uma correcta avaliação do musculo, tendão ou ligamento lesionado e segundo nos dias seguintes é útil "fazer descansar" o segmento corporal afectado, utilizando por exemplo canadianas.

· Ice (Gelo): Pode-se usar sacos de gelo ou gel, tendo sempre atenção às queimaduras térmicas. Recomenda-se 2h/2h ou 4h/4h uma aplicação de gelo durante 15/20 minutos sempre protegido por uma toalha. A principal acção é diminuição da inflamação e sangramento interno e consequentemente promover o alivio da dor.

· Compressão: Preferencialmente utilizam-se ligaduras elásticas ou pés/coxas elásticas, por forma a limitar a formação de hematoma e imobilizar a área afectada. Pode colocar-se o gelo debaixo da ligadura. É mandatório ter atenção a ligaduras muito apertadas pois podem impedir a circulação normal.

· Elevação: Permite diminuir o afluxo sanguíneo à extremidade lesionada, diminuído assim o edema e aumentado a drenagem de fluidos inflamatórios. É mais eficaz se a elevação for a nível do coração. Por exemplo se o atleta estiver sentado pode colocar um banco com uma almofada e na cama com a colocação de uma almofada no pé.

Na grande maioria das situações depois de 2/3 dias de tratamento RICE o atleta já sente melhorias significativas, devendo manter treino condicionado antes de um regresso completo aos treinos e jogos. Salienta-se contudo que face à gravidade da lesão pode ser a qualquer momento necessário uma avaliação de um profissional de saúde.

Por Paulo Tito
Enfermeiro das equipas de Futebol do GDC Alvito


http://www.gdcalvito.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário