domingo, 17 de abril de 2011

Entrevista com Tiago Cordeiro, árbitro de segunda categoria da AFBEJA

 
1ª Como entraste na Arbitragem e quando?
Entrei para a arbitragem no ano 2006 quando estava em Lisboa a  tirar o curso de Ed. fisica e desporto na Faculdade de Motricidade Humana.Certo dia um colega de turma propôs me tirar o curso no conselho de arbitragem de Lisboa da AF.Lisboa e lá fomos. No principio era apenas para o currículo, pois hoje em dia um "Canudo" não basta para ter emprego garantido, mas hoje agradeço-lhe bastante ter-me feito aquela proposta pois sinto me um privilegiado, quando todos os fins de semana entro em campo com o apito na mão

2ª Qual tem sido o teu percurso na arbitragem até aqui ?
Infelizmente a vida dá muitas voltas, e nem sempre é como nós queremos. depois de terminar o curso de árbitro de futebol 11 fiz a minha época de estagiário como todos os outros, no entanto,no ano seguinte, por motivos profissionais fui obrigado a suspender a minha actividade.
Visto que a minha residência é em A-do-Pinto, localidade do conselho de Serpa, e a maioria dos meus fins de semana são passados nesta zona, decidi então entrar em contacto com o conselho de arbitragem de Beja, e solicitar a minha transferência para esta associação ( Devo deixar aqui uma palavra de grande Apreço e Consideração por aquele conselho de arbitragem, nomeadamente pela pessoa do seu presidente o Sr. José Soeiro, por desde o primeiro contacto que estabelecemos, se ter mostrado receptivo à minha transferência, e por todo o apoio que me deu... A todo o conselho o meu obrigado), o que aconteceu na época 2009-2010 voltando à categoria de estagiário. Mais recentemente, esta época na 2ª categoria distrital espero conseguir uma boa classificação final que me permita ascender a 1ª categoria.. quando ao futuro.... ao TRABALHO pertence...


Como vê o actual momento da arbitragem no nosso distrito?

Quanto à arbitragem no nosso distrito, a meu ver está de boa saúde e recomenda-se... Temos árbitros com créditos confirmados como são o caso do Edgar Gaspar,o Marco Trombinhas e Ana Vasconcelos no Futebol11, mas também temos muita muita gente capaz de vir a lutar por um lugar ao sol. A meu ver árbitros como Bruno Vieira, os irmãos Diogo, Valter Canhita, Dinis Gorjão, Adão Henriques, Daniel Lança, entre outros, são nomes a ter em conta para as subidas ao nacional. Espero também eu daqui a 2 anos estar a lutar pela subida.
É de referir também o apoio prestado pelo conselho de arbitragem, que apesar de todas as dificuldades económicas que o pais atravessa, se tem esforçado por uma constante formação e dinamização de actividades que nos permitem enriquecer os nossos conhecimentos, e cimentar o espirito de grupo e união, fundamental nesta actividade.

4ª No Nosso Distrito a arbitragem tem falta de Cultura ou não e porquê?

O nosso distrito tem tradição no mundo da arbitragem, quem da minha geração, não se lembra do Sr. Veiga Trigo, nos campos da 1ª liga?  axo que temos boas raizes, e boa matéria capaz de elevar ao mais alto nivel o nome da arbitragem do nosso distrito, basta olhar para a faixa etária dos árbitros do nosso distrito, e constatamos que são bastante jovens, o que nos pode indicar que actualmente os jovens olham para a arbitragem de um modo muito promissor.

5ª Quais as pessoas que tem dificultado o teu trabalho na arbitragem?
Diria que o meu patrão..... lol. Fora de brincadeiras diria que quando em Setembro estabilizar a minha vida poderei ainda dedicar mais tempo a esta actividade fantástica..
Prefiro realçar as pessoas que me tem ajudado imenso ao longo do meu percurso ainda recente... gostaria de deixar aqui uma palavra de apreço a pessoas como José Soeiro Albano Fialho e ao Francisco Vedor (membros do concelho de arbitragem), aos meus amigos Edgar Ramos, MAnuel Santos, Valter Canhita, Bruno Vieira, Irmãos Diogo , Dinis Gorjão , João Lagoas e Adão Henriques por todo o apoio, conselhos e dicas que me deram até agora.

Qual a referência que tens na Arbitragem?
Sem Duvida não poderia deixar de ser Sir Howard Webb ( que ainda por cima tem a mesma profissão que eu), Pierre Luigi Colina, e internamente, gosto muito do estilo do Artur Soares Dias. Acho que tem grande futuro pela frente.

7º Como Vês o Futsal a nivel do Distrito de Beja?

8º O que achaste como árbitro que correram a taça e agora o campeonato que se aproxima do seu final pois já está nos playoffs?

Deixa uma mensagem para os leitores deste blogue e um comentário sobre este blogue?
Gostaria de deixar aqui um enorme abraço a todos os leitores, e à redacção do BLog por possibilitarem estes pequenos momentos, às pessoas que todos os fins de semana tentam dar o melhor de sí , para que o futebol se torne um ESPETÁCULO JUSTO e seja digno desse nome. Pessoas que quase todas as vezes são incompreendidas e achincalhadas por esses campos fora e não tem a oportunidade  de se denfenderem, nem ninguem que o faça por elas... É com grande honra e orgulho que vejo miudos cada vez mais novos optarem pelo apito, em vez da bola, e é com Grande Orgulho que digo de o conselho de Arbitragem da AF BEJA esttá de boa saude, por isso confiem em nós.

 A todos bem Haja e Saudações Desportivas.
Tiago Cordeiro

O endereço do nosso blogue é: http://odesportonoalentejo.blogspot.com
Obrigado por nos teres concedido esta entrevista, e desejamos te um bom futuro neste meio que é a arbitragem.

Sem comentários:

Enviar um comentário