Wilson: Sou o Wilson tenho 21 anos, nascido a 24-07-1990 na cidade do Barreiro.
Blog: Quando nasceu o teu gosto para o futebol?
Wilson: O gosto pelo futebol começou muito cedo. Desde os primeiros passos que comecei a dar uns pontapés na bola e à medida que fui crescendo fui-me interessando cada vez mais pelo futebol. Via todos os jogos e conhecia os jogadores todos. Passava os dias inteiros a jogar a bola no meu bairro (Vale da Amoreira). Quando não estava a ter aulas, estava sempre com a bola nos pés. Foi na altura em comecei a estudar, aos 6 anos, que fui para as escolas do Barreirense.
Blog: De que equipas fizeste parte nos escalões de formação?
Wilson: Nos escalões de formação joguei durante uma década no Barreirense. Desde os 6 anos até aos 16, tendo sido durante 4 anos capitão de equipa e jogado nos campeonatos nacionais de Iniciados e Juvenis. Foi no Barreirense que surgiu o interesse de um clube grande. Não tendo os clubes chegado a acordo, a transferência não chegou a ser concretizada. No escalão de Juvenis representei o Grupo Desportivo Fabril, tendo jogado sempre no escalão de juniores (3 anos).
Blog: Qual a equipa pela qual te deu mais gosto jogar enquanto jogador jovem e porquê?
Wilson: Deu-me gosto jogar em todas as equipas dos escalões de formação, no entanto tenho que destacar o ano em que fui campeão distrital das escolas do Barreirense, e o ano em que no Fabril fui campeão distrital pelos Juniores do Fabril, sendo ainda juvenil. Nesse ano subimos aos campeonatos nacionais de Juniores, feito que não acontecia há mais de 20 anos. No ano seguinte jogamos no campeonato Nacional de Juniores, tendo sido capitão de equipa. Esse ano foi muito positivo, pois tive a oportunidade de ser convocado para a selecção nacional de Angola, enquanto estageavam em Portugal em Alcochete, na academia.
Blog: Como classificas a tua subida ao escalão de sénior e qual a equipa que representas-te no teu ano de “estreia” enquanto sénior?
Wilson: Enquanto sénior representei o clube que representara enquanto Júnior, o Grupo Desportivo Fabril. Ainda enquanto Junior, tive a oportunidade de me estrear no escalão sénior por diversas vezes. Enquanto sénior, no mesmo clube, tive durante 2 anos. Nestes dois anos tive a oportunidade de jogar ao lado de jogadores que já jogaram no escalão principal Português, II Liga e até no estrangeiro, o que me permitiu aprender muito, mesmo tendo jogado muito pouco ao longo das duas épocas. Foi no escalão sénior que participei no torneio Eusébio, tendo sido campeão nacional de sub-20 pela selecção distrital de Setúbal. Neste torneio são reunidas as selecções distritais de todos os distritos do país, incluindo Madeira e Açores. Reunem-se portanto os melhores jogadores sub-20 do país que não são profissionais. A melhor equipa sagra-se campeã nacional numa final realizada no estádio do Jamor, o que aconteceu connosco.
Blog: Que equipas já integras-te enquanto sénior?
Wilson: Enquanto sénior, encontro-me no 3º ano. Os meus dois primeiros anos representei o Grupo Desportivo Fabril e este ano encontro-me pela primeira vez no distrital, a representar o SC Ferreirense.
Blog: Qual a que recordas com mais saudade e porquê?
Wilson: Ainda foram poucas, como pude referenciar acima. No entanto, recordo com saudade a última equipa, no último ano em que tive no Fabril, pois nesse ano conseguimos garantir a manutenção do clube na 3ª divisão Nacional ficando nos primeiros 6 primeiros lugares; Nesta posição, tivemos acesso directo à fase de subida de divisão para a 2ª divisão Nacional.
Blog: Como surgiu o convite de assinares pelo SC Ferreirense? E o que te levou a aceitar esse desafio?
Wilson: Este convite surgiu enquanto estava de férias por parte do mister Carlos Neves. Na altura a proposta pareceu-me interessante pelas ambições e objectivos que me foram transmitidos. O facto da equipa ser constituida por jogadores com quem eu já tinha jogado motivou-me ainda mais. Por outro lado, poderia também ser uma oportunidade para jogar com mais regularidade, algo que não tinha acontecido no Fabril. Encontro-me a terminar a minha licenciatura (Finalista) e uma frequência semanal de treino mais baixa (apesar de ser mais longe de casa), poderia ser benéfico para mim. Por todos estes motivos decidi aceitar o convite.
Blog: Achas que fizeste uma boa escolha? Como classificas o campeonato que o SC Ferreirense está a realizar até ao momento?
Wilson: Sim, considero ter feito uma boa escolha, pois permitiu-me jogar com mais frequência e ganhar algum ritmo. O clube e as pessoas ligadas ao clube receberam-me bem e por isso sinto-me acarinhado. Não tenho nada a apontar, por isso considero ter feito uma bola escolha. O SC Ferreirese está a realizar um bom campeonato, faltam poucas jornadas para o fim e vamos trabalhar para manter o nível que atingimos até agora.
Blog: Pensas ficar no SC Ferreirense para a próxima época?
Wilson: Tenho contrato com o SC Ferreirense de uma época. Estou grato e satisfeito com clube tenciono cumpri-lo até ao fim. Para o ano será outra época, só Deus sabe onde estarei.
Blog: Como pergunta de praxe e tendo em conta que o objectivo deste blog é dar a conhecer novos “Cracks” perdidos pelas distritais, podes referir se houve algum jogador/jogadores que te tivessem chamado a atenção e que achasses que poderiam chegar mais longe?
Blog: Como pergunta de praxe e tendo em conta que o objectivo deste blog é dar a conhecer novos “Cracks” perdidos pelas distritais, podes referir se houve algum jogador/jogadores que te tivessem chamado a atenção e que achasses que poderiam chegar mais longe?
Wilson: Existem vários jogadores na distrital com muita qualidade. Na minha equipa existem jogadores com muito potencial, o mesmo acontece nas outras equipas. Destaco principalmente as 3 primeiras equipas (Castrense, Ferreirense e Mil Fontes) como as equipas com melhores valores. Prefiro não referir nomes, porque de certeza que me vou esquecer de alguém e será injusto para estes. Mas nestas 3 equipas foi onde vi jogadores com mais qualidade, que tal como o blog diz são “crack’s perdidos pelas distritais”.
Blog: Quais são os teus objectivos pessoais de momento?
Wilson: De momento os meus objectivos pessoais desportivos são os objectivos da equipa e do clube. Ficar nos 3 primeiros lugares do campeonato distrital de Beja, ganhando jogo a jogo. Como objectivos pessoais não-desportivos pretendo terminar a minha licenciatura no curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal.
Blog: Quero agradecer a tua disponibilidade para responder as minhas perguntas.

Sem comentários:
Enviar um comentário