Cerca de 300 atletas participaram no XVIII Duatlo Jovem de Grândola, uma prova do campeonato nacional organizada pela Federação de Triatlo de Portugal, em parceria com o município da Vila Morena.
Texto e foto Firmino Paixão
O XVII Duatlo Jovem de Grândola, terceira etapa do Campeonato Nacional, reuniu cerca de 300 atletas nas categorias de benjamins, infantis, iniciados e juvenis. A prova é uma das competições do calendário nacional com maior historial, habitualmente privilegiada pelos atletas que ao longo de todos estes anos têm prestigiado a organização da Vila Morena, que resulta de uma parceira bem-sucedida entre a Federação Portuguesa de Triatlo e o município local.
O duatlo (prova de atletismo e ciclismo) decorreu em torno do Complexo Desportivo José Afonso e entre as inúmeras equipas presentes alinharam atletas do Grupo Desportivo do Bairro de Santo António, de Évora, Clube Natureza de Alvito, Ginásio Clube de Sines e Amiciclo – Amigos do Ciclismo de Grândola.
Fernando Correia, delegado técnico da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), classificou o evento de uma forma positiva, recordando que o Duatlo de Grândola é uma prova histórica no calendário da Federação de Triatlo de Portugal e do município local. É uma prova muito apetecível para os atletas, não só para os jovens, porque quando existia a prova para os mais adultos também era muito participada, como, aliás, se viu hoje também na prova aberta que organizámos após os campeonatos. Cerca de 300 atletas numa prova destas, ainda por cima no início da época, foi muito bom.
O dirigente federativo considerou que a prova foi tecnicamente perfeita: Correu tudo muito bem, as infraestruturas estavam excelentes, do ponto de vista técnico correu tudo de uma forma excelente, aliás, é assim que este município nos habituou e o acolhimento também tem sido muito bom. E deixou uma mensagem: Esperamos que os responsáveis do município e as pessoas de Grândola também gostem do que aqui viram hoje para que esta prova se possa repetir nos próximos anos.
No plano competitivo, o responsável técnico da federação referiu: Estiveram aqui presentes os melhores atletas da modalidade. Esta é a prova final do Campeonato Nacional de Duatlo, quem ficar melhor pontuado já é campeão nacional, pelo que a luta ainda foi mais renhida. Hoje já ficaram decididos os campeões nacionais de duatlo nos quatro escalões jovens, assegurou.
Entre os parceiros de organização além do município de Grândola esteve o Amiciclo – Amigos de Ciclismo de Grândola. O Amiciclo é, de facto, um dos clubes antigos filiados na FTP, com o qual temos as melhores relações, e de há muitos anos a esta parte. Com a Câmara Municipal de Grândola também temos um aexcelente relação, pelo que esta tem sido uma parceria de sucesso que, pela nossa parte, se manterá no futuro, acrescentou Fernando Correia.
Questionado sobre a expansão da modalidade, o dirigente revelou: Ao longo dos anos temos tido um conjunto de incentivos para que a modalidade cresça, quer em dinamização de novos atletas e clubes, quer na organização de novas provas. E explicou: Em Portugal, neste momento, estamos representados em todos os distritos, exceto no distrito da Guarda, e agora é alargar o âmbito dessa ação, disse, assumindo que as condições financeiras, quer da Federação, quer das pessoas, não permitem grandes aumentos: Mas vamos mantendo um aumento sustentado do número de participantes e da diversidade de representação em todos o País, porque, apesar da crise, a modalidade em 2011 cresceu cerca de 40 por cento, concluiu.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário