quarta-feira, 16 de maio de 2012

Farense/Sesimbra - 2ª Fase


Apesar de já ter garantido o principal objectivo da época (subir à 2ª divisão), o Farense iniciou este jogo com a firme determinação de rapidamente construir um resultado positivo de modo a conquistar o título e campeão e demonstrar que a derrota em Sesimbra (a 1ª do campeonato) não passou de um acidente de percurso.
Com apenas uma alteração em relação à formação que há 8 dias vencera em Lagos, conquistando o direito de disputar na próxima época o último campeonato nacional da 2ª divisão (vai deixar de haver 3ª e o campeonato passa a chamar-se simplesmente campeonato nacional de seniores), com Gualter Bilro no lugar do habitual titular Luís Afonso, o Farense não se preocupou com o calor e iniciou o jogo a toda a velocidade, pressionando o adversário logo à saída da sua área e foi com naturalidade que logo aos 10 minutos uma excelente jogada de envolvimento pelo lado esquerdo, fez chegar a bola a Atabu que já dentro da área rematou fortíssimo fazendo o 1-0. Este golo não alterou em nada a disposição da equipa da casa que continuou no mesmo ritmo, desenvolvendo o seu habitual futebol pelos flancos com os laterais a descer até à linha de fundo, numa colaboração eficaz com os extremos e depois de várias situações de golo desaproveitadas, principalmente devido à boa prestação do guarda redes Paulo Silva. E foi sem surpresa que aos 28 minutos Igor Sani apareceu isolado à entrada da área depois de um cruzamento da esquerda e com um excelente chapéu ao guarda redes adversário fez o 2-0. Até ao intervalo, o Farense não abrandou, mas o resultado não sofreu mais qualquer alteração.
Para a 2ª parte o Sesimbra começou por querer mostrar que estava descontente com o resultado, fazendo avançar a sua equipa que deixou de jogar apenas no seu meio campo e tentou acercar-se da baliza de Serrão, e o Farense passou a jogar mais em contenção, pois ou porque já não tinha a frescura da 1ª parte, ou por opção tática (ou ambos) deixou de desenvolver uma acção de pressão a todo o campo e o ritmo de jogo baixou nitidamente. Aos 65 minutos, o treinador Manuel Balela fez 2 alterações, fazendo sair 2 dos jogadores que mais tinham abrandado no seu ritmo de jogo (Pituca e Justo), fazendo entrar para o seu lugar Barão e Fajardo, mas o ritmo do Farense continuou baixo, jogando mais recuado e tentando explorar a velocidade de Igor e Vila para, em rápidos contra ataques, levar o perigo à baliza adversária. Pelo seu lado o Sesimbra, apesar de ter mais posse de bola, não conseguia colocar em perigo a baliza de Serrão, pois a defensiva da casa foi sempre capaz de anular a iniciativas atacantes dos forasteiros. Entretanto o Farense fazia entrar Jordan (73') para o lugar de Gualter, para manter alguma frescura no meio campo que já estava com algumas dificuldades para controlar a bola. Quando tudo fazia prever que o resultado já não sofreria qualquer alteração, pois o Farense já estava convencido que o título de campeão já não lhe fugia e o Sesimbra se sentia incapaz de alterar o rumo dos acontecimentos, eis que Vila consegue, num rápido contra ataque, cruzar para dentro da área onde apareceu Igor que de primeira fez o 3º golo e despertando o Farense para uns 5 minutos finais demolidores onde conseguiu mais 2 golos, o último dos quais num remate espectacular de Jordan que ainda longe da quina da área rematou fortíssimo fazendo a bola entrar mesmo ao ângulo da baliza adversária.
Depois foi só esperar pelo apito do árbitro e comemorar a conquista do 2º objectivo da época o titulo de campeão da 3ª divisão série F.




Crónica de Eduardo Roque

Sem comentários:

Enviar um comentário