sexta-feira, 15 de junho de 2012

K2 de Milfontes no pódio do nacional de kayak mar: O sonho da internacionalização



O Campeonato Nacional de Kayak Mar, prova organizada pelo Clube Náutico de Milfontes e pela Federação Portuguesa de Canoagem, decorreu entre a praia da Franquia, em Vila Nova de Milfontes, e a praia da Zambujeira (Entrada da Barca).

Texto e foto Firmino Paixão
Uma competição de 23 quilómetros em linha de costa com influência da corrente marítima e do vento, disputada em 15 regatas para as categorias de K1 e K2 nos escalões de juniores, seniores e veteranos (123 embarcações). O Clube Naval de Sesimbra venceu coletivamente. O Clube Fluvial Odemirense e o Clube Naval de Milfontes foram as duas coletividades alentejanas em competição, destacando-se o terceiro lugar obtido pela tripulação Sérgio Jesus/Nuno Silva (Milfontes) em K2 sénior.

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, revelou que a competição foi muito bem-sucedida relativamente àquilo que eram as expectativas: O balanço final é bastante positivo, no ano passado já tínhamos feito aqui a Taça de Portugal, numa versão mais curta, com K1 e K2 no mesmo dia. O campeonato nacional já no ano passado teve este formato, um dia os K1, embarcações monolugares, e no segundo dia o K2, embarcações bilugares. Tivemos dois dias excelentes, se bem que com condições diferentes. No sábado tivemos o mar com bastante ondulação mas havia sol, na segunda jornada havia nevoeiro mas o mar tinha melhores condições.

Não tendo as condições de visibilidade sido as ideais, o dirigente revelou, contudo, que a segurança nunca esteve em causa: Tivemos alguns receios na hora da partida, face às condições meteorológicas, que não permitiam muita visibilidade, mas tivemos o aval na Polícia Marítima que nos permitiu fazer a prova em excelentes condições de segurança, essas eram as principais preocupações da federação e também do clube organizador, o Clube Náutico de Milfontes, que também está de parabéns e também o município de Odemira que deu um excelente apoio à organização.

Porque a prova se inseriu também nas Brisas do Atlântico, Vítor Félix sustentou que esta modalidade voltará à costa alentejana nos próximos anos: É uma excelente parceria porque esta prova foi inserida numa organização mais vasta, multidisciplinar que consegue trazer aqui milhares de pessoas num fim de semana.

O presidente do Clube Náutico de Milfontes, Francisco Aires, partilhou da mesma opinião, comentando positivamente a organização que o seu clube liderou: Acho que as coisas correm todas muito bem. E disse: É uma prova em que os atletas têm que contar com as adversidades do mar, que às vezes dá mais competitividade às regatas, mas entendemos que foi uma boa promoção da nossa região e das excelentes condições naturais que dispomos para estas realizações. A prova está a crescer, quer em número de atletas quer em qualidade, e isso deixa-nos felizes.

O objetivo do Náutico de Milfontes é manter estas organizações: Queremos manter uma ligação que nos permita ir aqui realizando provas e tentarmos crescer, para podermos aqui receber provas de nível internacional. A ideia que temos é essa, vamos ver como é que esses processos se desenvolvem no futuro, diz o presidente.

Na hora de contabilizar os apoios, Francisco Aires confessou: São organizações pesadas ao nível logístico, mas a Câmara Municipal de Odemira tem-se empenhado muito em que tudo corra bem. Tivemos ainda o apoio da federação, das equipas de resgate do Instituto de Socorros a Náufragos, da Polícia Marítima e dos corpos de Bombeiros de Odemira e Milfontes. O nosso clube também esteve no ativo, todos fizemos o melhor que sabíamos e podíamos, daí as coisas terem corrido bem. Avaliando a prestação dos seus atletas, o dirigente disse: O Náutico de Milfontes tem cerca de 80 atletas, não só nesta disciplina, e neste campeonato nacional tivemos nas regatas de K1 um atleta em 5.º lugar, no K2 fizemos 3.º lugar e um 6.º no K2 misto. E concluiu: Vamos tentando melhorar a nossa qualidade, quer ao nível do Clube Náutico de Milfontes (6.º lugar no campeonato), quer no Fluvial de Odemira (15.º lugar), que são os dois clubes que praticam estas modalidades no nosso concelho.


Resultados
K1 sénior: 5.º Nuno Brandão (Milfontes); 12.º Sérgio Jesus (Milfontes); 13.º Nuno Silva (Milfontes); 22.º Filipe Correia (Odemirense). K2 sénior: 3.º Sérgio Jesus/Nuno Silva (Milfontes); K2 misto: 7.º Maria Luís/Miguel Amador (Milfontes). 

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário