sexta-feira, 15 de junho de 2012

O desporto, o convívio e o espírito de missão: Brisas de solidariedade nas ondas do Atlântico



Mais de um milhar de pessoas participaram nas Brisas do Atlântico 2012, evento multidisciplinar organizado pela Câmara Municipal de Odemira sob o lema Um percurso, uma corrida, um convívio, uma preocupação, uma missão.

Texto e fotos Firmino Paixão
Um mar de gente a caminhar, a correr, a pedalar, a patinar e a remar entre Almograve e Zambujeira do Mar. É este o retrato fiel de mais uma edição das Brisas do Atlântico, que terminaram com um animado convívio entre todos os participantes. Uma verdadeira festa do desporto no litoral alentejano.

Hélder Guerreiro, vice-presidente do município de Odemira, comungou dessa ideia: Claro que este é um evento organizado muito mais numa lógica de festa, porque acaba por ter um elevado número de participantes que vêm pelo passeio, pelo convívio e pela prática de hábitos saudáveis de vida, muito mais forte do que propriamente a vertente competitiva. E sublinhando a elevada participação, revelou: Este ano, do ponto de vista do número de inscritos nas Brisas do Atlântico, tivemos mais do que no ano passado, ultrapassámos os 1 100 concorrentes.

O menu desportivo do evento foi variado – patinagem de velocidade, cicloturismo, BTT, atletismo, desporto adaptado, pedestrianismo e kayak mar –, tendo o autarca frisado: Temos a participação das federações, o que é ótimo. É uma área onde queremos continuar a melhorar e as Brisas do Atlântico são claramente uma prova desportiva em que nós mais queremos apostar no futuro, pelas condições que tem, pela natureza que tem, pluridisciplinar, por ser uma festa, no dia 10 de junho, que é importante para celebramos Portugal e os portugueses.

As Brisas do Atlântico têm, desde o seu início, um espírito de ajuda a causas sociais e o vereador do pelouro afirmou: A grande adesão das pessoas a esta festa é porque as Brisas têm uma componente de missão na área social. A verba das inscrições nunca foi para os cofres da câmara municipal, foi sempre para uma causa e, na lógica de termos também a participação das pessoas, dos cinco euros de inscrição um reverte para a Associação 1 Euro para causas a nível nacional e os outros quatro revertem para causas locais. E revelou: Neste caso reverteu para o projeto de construção do lar da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira. Toda a verba apurada será para eles. Esperemos que para o ano apareçam mais projetos, porque é nesta senda de missão e de boas práticas que nós queremos continuar com o desporto em Odemira. No futuro queremos que este evento continue a crescer e com isso aumentarmos também a qualidade daquilo que temos para oferecer às pessoas que nos visitam só porque existem as Brisas do Atlântico, concluiu Hélder Guerreiro.

Uma prova que alia o lazer à competição, e o convívio à solidariedade, com exemplos de boas práticas desportivas. São elos muito bem-sucedidos, perfumados pela maresia da magnífica orla atlântica, entre Almograve e Zambujeira.



Atletismo Luís Feiteira venceu Brisas

O atleta Luís Feiteira (individual) venceu a edição 2012 das Brisas do Atlântico percorrendo os 20 quilómetros entre Almograve e Zambujeira no tempo de 1.01.17h. João Cruz (11.º) e Rui Fontes (14.º), ambos do Beja Atlético Clube, foram os melhores atletas do distrito. No setor feminino a vitória sorriu à atleta Anabela Tavares (Águias Unidas), com o registo de 1.16.49h. Concluíram a prova cerca de uma centena de atletas. Resultados de outros escalões: veteranos 1 – 1.º Luís Lima (Oeiras). Veteranos 2: 1.º José Inácio (Reboleira). Veteranos 3: 1.º Alexandre Soares (Porto Salvo). Veteranos 4: 1.º Silvestre Gomes (Odimarq). Veteranos 5: 1.º José Inocêncio (individual). Veteranos femininos: 1.º Alice Basílio (Mafra). Desporto adaptado – cegos: 1.º Nuno Alves (Alto do Moinho); amblíopes: 1.º Jorge Pina (Carmanal); surdos: 1.º Messias Dias (individual); mentais: 1.º Paulo Pinheiro (Maratona): cadeira de rodas: 1.º Eduardo Bacalhau (individual). Estafetas mistas: 1.º NDC Odemira (Pedro Poeira, Fábio Batista, Raul Lourenço e Ana Catarina). 

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário