A temporada desportiva para os clubes amadores abre oficialmente este fim de semana com a realização da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, competição ganha na época passada pela Académica de Coimbra.
Texto e foto Firmino Paixão
O Moura Atlético Clube será a primeira das quatro equipas sul alentejanas a iniciar as competições oficiais, face à antecipação para a tarde de amanhã do jogo que realizará com o Sport Clube Barreiro, equipa da vila de Porto Judeu, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. No domingo, a partir das 16 horas, Aljustrelense, castrense e Vasco da Gama honrarão os seus compromissos frente às formações do Reguengos, Elétrico de Ponte de Sor e Caçadores de Taipas, respetivamente. Embora relativizando a importância desta competição para as equipas mais modestas, a maioria dos treinadores aponta o caminho do sucesso rumo à eliminatória seguinte, mas sem por em causa o objetivo primordial que será o campeonato nacional. Os adversários são todos do mesmo escalão, ainda que o potencial desportivo seja diferente, e os mourenses são os únicos a jogar fora de casa.
Taça de Portugal (1.ª eliminatória), quadro de jogos com equipas alentejanas: Oriental-Juventude de Évora; União de Montemor-Oliveira de Frades; Aljustrelense-Atlético de Reguengos; Sacavenense-Monte Trigo; Barreiro (Açores)-Moura; Vasco da Gama Vidigueira-Caçadores de Taipas e castrense-Elétrico de Ponte de Sor.
castrense vs Elétrico de Ponte de Sor
Estádio Municipal 25 de Abril,em castro Verde (16 horas)
Queremos ganhar ao Elétrico
Francisco Fernandes (castrense)Jogamos em casa e queremos ganhar. Queremos passar esta eliminatória e as seguintes, mas sem hipotecarmos nada, apenas, por uma eliminatória da Taça de Portugal. Não conhecemos muito do Elétrico, vamos tentar tirar algumas informações, sei que jogaram recentemente em Moura, mas o que me preocupa mais é o castrense e a ambição que temos que demonstrar nesse jogo, como nos outros que se seguirão. Começámos a treinar no dia 1 de agosto, não havia necessidade de sacrificarmos as férias dos jogadores, que são amadores e têm outras ocupações, não fosse o jogo da Taça. Jogamos no dia 26 para a taça, temos a primeira jornada do campeonato a 2 de setembro e depois paramos duas semanas. Não havia necessidade. Naturalmente que queremos ganhar ao Elétrico mas sem sairmos da planificação que temos em termos de campeonato e nunca contrariando aquilo que é o meu pensamento sobre a Taça de Portugal.
Vasco da Gama vs Caçadores Taipas
Estádio José António Guerreio Pinto, em Vidigueira (16 horas)
A Taça de Portugal não é a nossa prioridade
Fernando Piçarra (Vasco da Gama)É uma equipa do norte do País, não conhecemos nada sobre ela, mas vamos tentar saber. Vou tentar conhecer alguns pormenores, isso hoje já não é difícil. Contudo, sabemos que as equipas do norte do País praticam sempre um futebol muito competitivo. É uma região onde os clubes possuem um leque mais diversificado de escolhas e podem sempre formar equipas muito competitivas. Esta equipa vem das Caldas de Taipas, uma localidade que fica entre Braga e Guimarães, também muito perto do Porto. É uma zona onde existem muitos jogadores oriundos da formação daqueles clubes, são sempre equipas fortíssimas. Estou à espera de uma equipa muito forte que nos vai certamente criar muitas dificuldades, mas também lhe posso dizer que não estou preocupado com a Taça de Portugal porque essa não é a nossa prioridade, ainda que queiramos sempre vencer.
Aljustrelense vs Reguengos
Estádio Municipal de Aljustrel (16 horas)
Vamos dar tudo pela vitória
Carlos Piteira (Aljustrelense)Acho que é importante começarmos a época em casa e o sorteio da taça trouxe este primeiro jogo para Aljustrel, com uma equipa difícil que conhecemos bem, que se reforçou e ficou mais poderosa. Nós temos uma equipa de miúdos com alguns jogadores mais experientes, mas queremos fazer aqui um grande trabalho. Vamos tentar dedicar logo esse triunfo à massa associativa e aos simpatizantes do Mineiro Aljustrelense. É para isso que estamos a trabalhar todos os dias, com toda esta vontade e todo o nosso rigor. Por isso, respeitando naturalmente o adversário, e sabendo que teremos pela frente um jogo difícil, não deixaremos de dar tudo em campo para conseguirmos uma vitória e passarmos esta primeira eliminatória da Taça de Portugal.
SC Barreiro vs Moura AC
Estádio Municipal de Angra do Heroísmo (15 horas)
Passar a eliminatória prestigia-nos
Joaquim Mendes (Moura)É uma zona que conheço muito bem, os clubes e os próprios jogadores. Jogaremos no Estádio Municipal de Angra de Heroísmo, não é o campo próprio do Barreiro, é um campo sintético com dimensões razoáveis, teremos uma contrariedade que vai ser bem superada, que é a humidade elevada, mas em Moura nos últimos tempos, devido à proximidade da barragem, também tem sido semelhante. O clima poderá ter influência, ou não, porque também temos aqui altas temperaturas. Depois há um conhecimento também de quem orienta a equipa, um rapaz que jogou vários anos no Lusitânia dos Açores, tem bons jogadores que atuaram nesse clube, mas teremos que estar prevenidos para qualquer eventualidade. Temos que pensar bem neste jogo porque é importante passarmos o máximo de eliminatórias, é bom em termos de prestígio, mas sem hipotecarmos o campeonato.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário