Bruno Helena, José Ameixa e João Coelho são os três columbófilos sul alentejanos que estão representados na 33.ª Olimpíada Columbófila que, até domingo, está a decorrer na Eslováquia.
Texto e foto Firmino Paixão
O trio de alados é liderado pela pomba Pardaloca, do bejense Bruno Helena (Asas de Beja), campeão nacional de fundo na última Exposição Nacional e Pré-‑Olímpica, realizada nas Caldas da Rainha, certame de onde José Ameixa (Asas de Beja) e João Coelho (Asas Verdes) trouxeram, ambos, terceiros lugares nas especialidades de meio fundo e velhos, respetivamente.
Em vésperas de partir para o leste europeu, Bruno Helena confessou: “Não é todos os dias que se é campeão nacional, apesar de eu já ter sido três vezes, mas este título de fundo tem um impacto maior”. E acentuou as virtudes do seu alado: “Voou muito bem em dois anos consecutivos na categoria de fundo, que é a especialidade mais difícil entre as que nós concorremos. Atualmente é o melhor pombo, mas o pai desta fêmea foi também um grande pombo e os outros irmãos têm sido igualmente muito bons”.
Com uma colónia constituída por 30 pombos adultos e 50 borrachos, Bruno Helena é um columbófilo relativamente recente, mas que nos últimos anos emergiu com a conquista de vários títulos: “Os resultados têm aparecido nos últimos cinco anos, período em que me tenho mantido sempre no topo da columbofilia distrital. Ganhei todos os campeonatos que tinha para ganhar, tanto na coletividade, como no distrito. Na última época fui campeão distrital de fundo e já fui campeão nacional de maratonas”.
Pouco lhe falta já ganhar, mas o columbófilo mantém o espírito de que “temos que ter sempre ambição para ganhar mais campeonatos, neste desporto que é maravilhoso”. E da Eslováquia o que espera? “Representar Portugal numas olimpíadas é sempre o ponto máximo da nossa atividade, independentemente da classificação que a minha fêmea alcançar na Eslováquia. Espero que ela conseguia ficar entre os seis primeiros e se surgisse uma medalha seria ouro sobre azul”.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário