sexta-feira, 28 de março de 2014
Manutenção está assegurada
Hugo Felício chegou ao Sporting de Cuba em meados de novembro do ano passado para render Joaquim Rodeia, depois de ter iniciado a temporada no banco do Futebol Clube de Serpa. Texto e foto Firmino Paixão
O treinador assume que a equipa tem feito um percurso sem percalços, dentro do que foi perspetivado e de acordo com o objetivo definido, que foi o de fazer um campeonato tranquilo e a praticar bom futebol. O Sporting de Cuba joga no domingo, em castro Verde, onde à semelhança do que a equipa fez em casa na primeira volta, espera um excelente jogo para discutir o resultado até ao último minuto, consciente de que “o castrense é um candidato ao título, tem uma equipa muito forte e joga no seu campo”.
A equipa ainda pode subir na tabela mas a manutenção está assegurada?Dividimos o campeonato em três grupos: subida, meio da tabela e manutenção. Não havendo hipótese de entrar no primeiro grupo, onde surgem as três equipas que vieram da 3.ª divisão, o Odemirense e o Milfontes, todas elas com outros argumentos em relação às restantes, procurámos entrar no segundo grupo. Fazermos um campeonato tranquilo e ficar o mais acima possível na tabela. Entre o 7.º e o 10.º lugar estão quatro pontos e, obviamente, nós queremos subir na classificação, entraremos para os jogos que faltam com esse objetivo, conhecendo bem o nosso valor e as nossas limitações.
O campeonato foi condicionado pela presença de três equipas vindas da 3.ª divisão nacional…
A 3.ª divisão trouxe a estas equipas um ritmo competitivo diferente, que se nota perfeitamente ao nível da tabela classificativa. O Odemirense e o Milfontes, pela qualidade e rotinas que já adquiriram, são as únicas equipas que conseguem manter a mesma regularidade e disputar os lugares cimeiros.
Quando não se começa a época numa equipa é sempre mais difícil ajustar os modelos de jogo...
Cada treinador tem o seu modelo de jogo e procura o mais rapidamente implementá-lo na equipa, quando não se começa a época temos que saltar algumas etapas fundamentais. Quando iniciei detetei algumas lacunas em alguns setores, que nunca conseguimos preencher, para além disso o plantel tem 18 jogadores que, por esta ou aquela razão, raramente conseguimos juntar aos treinos. Todos estes fatores limitam muito a definição de uma ideia de jogo do treinador e consequentemente a prestação da equipa.
O resto da temporada não terá jogos fáceis para o Sporting de Cuba… Os jogos tornam-se fáceis ou difíceis dependendo da forma como se preparam e como são abordados, cada um tem a sua história e valem o que valem: os três pontos que procuramos sempre somar.
Fecham o campeonato com o Serpa, equipa onde começou a temporada, obviamente que quer vencer essa partida?
O FC Serpa foi um clube que me acolheu muito bem, onde tive a sorte de escrever uma página bonita, mas foi um ciclo que se fechou. Quero ganhar o jogo, porque isso significa somar três pontos, como em outro qualquer.
Existe a possibilidade de o Mineiro festejar o título em Cuba, mas certamente que terá que ser melhor que o Sporting local?
Sabemos do valor do Mineiro mas, com as nossas armas, vamos tentar contrariar ao máximo e fazer um bom resultado no nosso campo, para os nossos adeptos, reforçando que a Cuba é sempre um campo difícil.
O Aljustrelense será um justo vencedor do campeonato?
Das equipas candidatas, o Mineiro foi aquela que se preparou melhor, tem o plantel mais equilibrado e valioso, e tem sido a equipa mais regular, portanto, se for campeão será justo.
Esperava um campeonato mais competitivo?
Sabia-se à partida que iria haver alguma discrepância entre as equipas, pois falamos de realidades completamente diferentes, no entanto, as equipas mais pequenas, dentro das suas limitações, tentaram apetrechar-se o melhor possível e têm conseguido, de alguma forma, incomodar os grandes. O Mineiro vai ser campeão, o Bairro da Conceição e o Aldenovense estão numa situação complicada e terão de fazer pela vida nesta reta final, as restantes equipas vão procurar o melhor lugar na tabela classificativa. Tendo em conta o desequilíbrio existente, a competitividade tem sido aceitável.
O Sporting de Cuba está estável? É um clube apetecível?
O Sporting de Cuba é um clube organizado, estável, gerido por pessoas sérias que procuram sempre cumprir os compromissos. Aos poucos vai evoluindo, criando mais e melhores condições de forma a vir a ser de novo um “grande” do distrito. Parece estar no caminho certo.
Tem tradição na formação de bons jogadores que depois os outros clubes vão buscar?
A Cuba é uma terra de “jogadores da bola”, existe uma qualidade inata nestes atletas e, para além disso, tem feito um excelente trabalho ao nível da formação. É normal que clubes com outros argumentos tentem levar alguns jogadores, mas, quanto a isso, não há nada a fazer.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário