sexta-feira, 30 de maio de 2014

Congresso Ibérico decorre em Beja


O 3.º Congresso Ibérico de Atividade Física e Desporto que a Escola Superior de Educação de Beja promove, na próxima semana, reunirá meia centena de especialistas e investigadores na área da formação desportiva.

Texto Firmino Paixão


Oferecer aos alunos do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e à comunidade em geral uma oportunidade de formação avançada e cientificamente atualizada, divulgar o trabalho realizado e as ofertas formativas do politécnico, são os grandes objetivos deste congresso que, possibilitando o contacto com especialistas de referência internacional da área desportiva, promove o desenvolvimento de competências profissionais, refere a organização. A docente Vânia Loureiro, responsável pela promoção do certame, lembrou que “as duas primeiras edições tiveram uma aceitação extraordinária por parte dos alunos e dos profissionais das Ciências do Desporto, justificável pela grande necessidade de atualização/formação que a área exige”. E historiou “a 1.ª edição ocorreu em 2011 e teve a presença de docentes das Universidades Adnan Menderes (Turquia), Universidade de Huelva e de profissionais com curriculum internacional na área do fitness e a 2.ª edição, em 2012, teve uma participação ibérica mais alargada, com investigadores das Universidades de Sevilha e de Córdoba”. Segundo a responsável, “o congresso foi estruturado para os alunos da licenciatura em Desporto do IPBeja, ex-alunos, estudantes de outras instituições e técnicos de entidades parceiras, mas também se destina a todos os agentes desportivos interessados pela temática, uma vez que uma das nossas obrigações institucionais também passa por disponibilizar o acesso ao conhecimento atualizado, relevante e que siga as tendências de mercado”. A organização revela ainda que serão organizados “pores do sol” desportivos, momentos que consistem em aulas de grupo, destinados à comunidade (gratuitos), ocorrem após as 18 horas, na Escola Superior de Educação de Beja e são dinamizados por ex-alunos do curso de Desporto e por ginásios parceiros da cidade de Beja. Relativamente à composição dos painéis, Vânia Loureiro sublinhou que “o IPBeja tem ótimas relações institucionais e profissionais com diversas universidades espanholas” e referiu: “As expetativas são positivas, acreditamos que a abrangência do programa se ajusta às necessidades do público a que se dirige, por isso, contamos com a presença da comunidade para uma excelente semana de formação”, concluiu.


Programa


Painel 1 (3/06 – 15 horas) – Iniciação Desportiva“Nuevas perspetivas en la enseñanza del deporte durante la etapa de iniciación”. “Andebol 4 Kids”. “La igualdad entre el Alumnado de Secundaria Durante las Clases de Educación Física”. “Plantilla de Formación da Fundación Real Madrid” . “La Promoción de Valores através de la Práctica de Baloncesto”


Painel 2 – (4/06 – 14 e 30 horas) – Desporto para Pessoas com Deficiência“Intervención en el médio acuático para personas com Transtorno del espectro Autista”. “El piragüismo como medio de integración de personas com discapacidad”


Painel 3 (5/06 – 10 e 30 horas) – Promoção de Estilo de Vida Ativo“Promoción de un estilo de vida saludable en programas extraescolares: programa Escuelas Desportivas en Andaluzia”. “Caracterização da aptidão física e análise da sua associação com indicadores de risco para a saúde em adultos”. “Personalidad, nível de actividad física habitual y actitudes hacia la obesidad y la actividad física en estudiantes de la Universidad de Huelva”. Literacia em saúde no Baixo Alentejo: as potencialidades da saúde escolar”. “Os comportamentos sedentários e a qualidade de vida relacionada com a saúde de crianças e adolescentes participantes no programa PESSOA”.


Painel 4 (5/06 – 11 e 45 horas) – Atividade Física: Novos Desafios e Oportunidades“O lado negro da motivação e seus antecedentes: Quando a pressão sobre os profissionais cria pressão sobre os seus clientes”. “Asociación entre actividad física y otros hábitos de vida en adolescentes”. “ Satisfação ou frustração dos profissionais de fitness: a pressão no trabalho”. “La calidad de las empresas de turismo ativo en Andaluzia. Estúdio piloto en la província de Huelva”


Painel 5 (5/06 – 14 horas) – Desporto e Saúde“Observatório da Mídia Esportiva”. “O acesso ao desporto e à atividade física pelas pessoas com deficiência”. “O processo de seleção no futebol feminino: a perspetiva de uma líder”. “Promoção da Saúde através do Desporto no concelho de V.R.S.António”.


Painel 6 (6/06 – 10 horas) – Treino Desportivo“O efeito diferenciado do status do jogo nas sequências de passe das Equipas de Futebol de alto nível”. “Estúdio de la estructura formal de la defensa en voleibol: creación de una herramienta ad hoc para el análisis del juego”. “Organização e Gestão do processo de Treino e Competição. A teoria que suporta a prática” “Utilização das tecnologias no controlo do treino: Club Santos Laguna, México”.

Fonte:  http://da.ambaal.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário