O desporto associou-se às comemorações do 50.º Aniversário da Base Aérea n.º 11, de Beja. Um passeio de BTT, uma prova de atletismo e uma caminhada, abraçaram aquela importante unidade militar bejense.
Texto e fotos Firmino Paixão
O Parque da Cidade, em Beja, foi o ponto de partida das manifestações desportivas que abrilhantaram as comemorações dos 50 anos de existência da Base Aérea de Beja, unidade que tem como divisa “com militar engenho e subtil arte”. Formalmente criada em 1964, para corresponder aos acordos bilaterais celebrados entre Portugal e Alemanha, facilitando a operacionalidade da Força Aérea Alemã, a BA11 é hoje a sede das esquadras de alpha jet, alouette III e P-3C. E foi ali, também, no último sábado, que “aterraram” cerca de duas centenas de concorrentes que animaram as três provas desportivas, num dia em que os acessos eram franqueados ao público, oferecendo-lhe um menu de demonstrações do que é o dia a dia de uma base aérea em tempo de paz. Sem caráter competitivo, as provas de BTT e caminhada tiveram uma boa adesão.
No plano competitivo, o atletismo dominou as emoções, com uma corrida 10 quilómetros. João Cruz, campeão distrital de estrada, na categoria de seniores, e Mussa Djau, campeão distrital de juniores, ambos atletas do Beja Atlético Clube, animaram a prova, mas o triunfo absoluto pertenceu ao campeão distrital e do Alentejo em corta mato, João Cruz, que, no final, referiu: “A época está no início, ainda não recuperei o ritmo competitivo, mas sendo uma prova popular organizada pela Base Aérea, participei com muito prazer”, sublinhou o atleta e militar da Guarda Nacional Republicana. E disse ainda: “Foi um bom treino, o meu principal objetivo, quando corro estas provas, é competir comigo próprio, melhorar os meus registos. Vou preparar-me para os nacionais de corta mato curto e longo, pensar também em melhorar os meus tempos na meia maratona e bater o recorde distrital dos 10 000 metros planos”.
No setor feminino, triunfo indiscutível de Janete Ferreira, antiga atleta da Juventude Desportiva das Neves, que no final disse ter regressado ao atletismo “com a ideia de ganhar um pouco mais de resistência”. E justificou: “Estou empenhada no crossfit, uma modalidade que chegou há pouco tempo a Portugal e que tenho praticado”. E acentuou: “A minha irmã é militar da Base Aérea e tive muito gosto em estar aqui. Já não estava habituada, foi ótimo recordar os meus tempos na Juventude Desportiva das Neves, acho que vou continuar a correr, embora de uma forma mais pontual, porque os meus compromissos profissionais nem sempre permitem”, concluiu. O resto do programa incluiu uma exposição estática, descolagem de aeronaves, batismo de voo, demonstrações de falcoaria de cinotécnica e cantares alentejanos.
Resultados
Absolutos masculinos: 1.º João Cruz (Beja AC), 32,51’. 2.º Mussa Djau (Beja AC), 34.44’. 3.º Luís Pereira (Beja AC), 36.59’. 3.º Armando Palma (individual), 37.14. 4.º João Gonçalves (Beja AC), 37.29. 5.º Gonçalo Cardoso (individual), 39.08’. 6.º Francisco Vítor (NarMessejana), 39.25’. 7.º Arsénio Fernandes (individual), 39.32’. 8.º Pedro Oliveira (JDNeves), 41.28’. 9.º António Lopes (NarMessejana), 42.12’. 10.º António Ventura (Beja AC), 43.38’.
Absolutos femininos: 1.ª Janete Ferreira (JDNeves), 45,10’. 2.ª Teresa Coelho (individual), 49,41’. 3.ª Maria Rosário Silva (NARMessejana), 49.47’. 4.ª Maria Mestre (individual), 58,43’. 5.ª Laura Mateus (individual), 1.01.44h. 6.ª Maria Santos (Beja AC), 1.01.48’. 7.ª Rita Paes (individual), 1.02.09h.
Escalões: Juniores femininos: 1.ª Maria Rosário Silva (NarMessejana). Seniores femininos: Maria Santos (Beja AC). Veteranos femininos (Janete Ferreira (JDNeves). Juniores masculinos: Mussa Djau (Beja AC). Seniores masculinos: João Cruz (Beja AC). Veteranos A masculinos: Armando Palma (individual). Veteranos B masculinos: Luís Pereira (Beja AC). Veteranos C masculinos: Inácio Faias (Beja AC).
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário