sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
A moda do futsa(ias)
A Associação Académica da Universidade de Évora venceu o Torneio Quadrangular de Futsal Feminino, organizado pelo Grupo Desportivo e Cultural de Alvito, que reuniu equipas do Alentejo e do Algarve.
Texto e fotos Firmino Paixão
Para promover a prática desportiva, potenciar o convívio e a amizade entre as atletas, o Grupo Desportivo de Alvito juntou no pavilhão local as equipas femininas da União Desportiva castromarinense, Associação Aca-démica da Universidade de Évora e do vizinho Clube Desportivo de Beja. As académicas eborenses foram a melhor equipa do torneio, goleando na final o Desportivo de Beja por 6-0.
Filipe Ferreira, responsável do Desportivo de Alvito, revelou que “o objetivo do torneio é desenvolver o futsal feminino na região, por entendermos que está um pouco apagado”. A equipa organizadora está no primeiro ano de competição, mas o dirigente assumiu que vão “tentar manter este projeto em atividade”, embora reconheça as dificuldades que existem para competir, “porque a equipa foi concebida para disputar um campeonato distrital de futebol de 7, em seniores femininos, que acabou por não se realizar, o que nos levou a optar pelo futsal”.
“Tivemos um campeonato com apenas três equipas, depois a Taça Distrito, com as mesmas formações, fizemos apenas oito jogos, pelo que pretendemos dar um pouco mais de competição às jogadoras e, não existindo mais provas oficiais, competiremos nestes torneios”, disse o treinador.
As duas provas oficiais foram disputadas apenas pelas equipas do Desportivo de Beja, Desportivo de Alvito e Guadiana de Mértola. “O título de campeão distrital foi decidido entre o Desportivo de Beja e o Alvito, perdemo-lo por um golo no confronto direto, ganhámos em Beja (4-2) e fomos derrotados em casa (1-4)”, recorda Filipe Ferreira, que assegurou a manutenção do projeto para o futebol de 7 ou para o futsal e terem em cima da mesa “a possibilidade de aderir à Associação de Évora, que tem seis equipas, ou ao Algarve, que tem o mesmo número”.
O futsal é uma modalidade com forte implantação em Alvito, confirmou Filipe Ferreira, lembrando que “o historial é mais evidente no futsal masculino e através do Desportivo da Baronia, que já participou em vários campeonatos nacionais da 3.ª Divisão. O Alvito, esse, participa pelo segundo ano consecutivo no Distrital de Seniores Masculinos”. Ao crescimento desta modalidade não será estranho um certo apagão que em determinado momento se viveu no futebol alvitense, que, mais recentemente, ressurgiu através dos escalões de formação. “O futebol sentiu muito a falta de apoios, as dificuldades são muitas, só temos a ajuda do município, havia pouca adesão das pessoas para dar uma ajuda, depois há jogadores que querem ganhar alguma coisa, o clube não tem possibilidade de pagar e tornou-se complicado”. Por esse motivo “o futsal foi uma via de revitalizar a prática desportiva no concelho, a nossa equipa masculina é, praticamente, toda formada por jogadores da terra, para o feminino foi mais complicado, mas conseguimos formar uma equipa. Em terras como a nossa, o futsal será uma opção muito válida para o desenvolvimento desportivo”, concluiu.
Resultados: GD Alvito-CD Beja, 1-2; Universidade Évora-castromarinense, 3-0; GD Alvito-castromarinense, 0-6; CD Beja-Universidade de Évora, 0-8.
Classificação: 1.º Universidade de Évora. 2.º Desp. Beja. 3.º castromarinense. 4.º Desp. Alvito.
Fonte: http://da.ambaal.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário