Ana Catarina Dias (NDC Odemira) e Mussa Djau (Beja AC) sagraram-se campeões distritais de corta-mato curto, em Cuba, onde decorreu uma jornada animada pela forte participação no corta-mato jovem.
Texto e fotos Firmino Paixão
Ocorta-mato jovem de Cuba foi uma iniciativa bem-sucedida, cativando mais de 120 atletas, muitos deles oriundos do desporto escolar (EBI Fialho de Almeida), dando crédito à inevitabilidade de, em breve, surgir naquela vila um núcleo que abrace a modalidade e evoque os tempos em que o atletismo ali teve grande expressão e até campeões nacionais (lembramos Ana Bento, Florinda Fialho e João Costa, entre outros). Ao pódio subiram os federados, naturalmente mais rodados, mas os atletas ocasionais conseguiram alguns lugares honrosos. O Campeonato Distrital de Corta-Mato Absoluto Curto reuniu cerca de quatro dezenas de atletas (fraca participação do setor feminino), mas teve os melhores especialistas do distrito. Ana Catarina Dias venceu com naturalidade e a surpresa, ou talvez não, foi o triunfo de Mussa Djau, após uma boa estratégia coletiva que levou três atletas do Beja Atlético Clube ao pódio, deixando para trás adversários de peso como Carlos Papacinza e João Figueiredo.
No final, a atleta odemirense Ana Dias revelou: “Regressei já aos treinos com normalidade, por isso estou à procura da melhor forma, para conseguir os melhores resultados durante esta época, mas a próxima, essa sim, será de grande aposta, uma época determinante no meu futuro como atleta”. Saboreando esse grande triunfo, Mussa Djau confessou: “Tínhamos combinado que quem estiver mais forte nas retas finais é que avança para tentar a vitória, hoje fui eu e estou feliz pela vitória. Esta época é trabalhar para melhorar as marcas em sub/23 e quero tentar os mínimos para os nacionais”.
O presidente da Câmara de Cuba, João Português, assistiu às provas com a melhor expectativa (e fica a declaração de interesses, o filho Gonçalo fez um bom 4.º lugar em benjamins A). “O município tem feito uma aposta importante no desporto e no atletismo em particular, tendo sido esta a primeira prova do ano, mas teremos mais três ou quatro, em conjunto com a Associação de Atletismo de Beja. O que se pretende é fazer despertar o bichinho nos jovens e hoje tivemos aqui bastantes, nomeadamente do desporto escolar, e até com alguns resultados interessantes. Tentaremos que reapareça em Cuba um núcleo de atletismo, para que estes jovens possam praticar a modalidade”. Num olhar mais global pelo desporto do concelho, o autarca lembrou: “O associativismo passa por uma crise que não é específica deste concelho, tem uma amplitude mais global. Às vezes, nas freguesias, as coisas esmorecem um pouco, depois reativam-se, mas de um modo geral temos conseguido manter vivas associações desportivas em áreas diferentes como o futebol, o ciclismo, onde também temos tradição, a patinagem, o futsal, enfim, este ano vamos reativar o BTT em Vila Alva, que servirá para motivar os jovens para uma modalidade muito interessante”.
Resultados:
Corta-mato jovem de Cuba – benjamins A – masculinos: 1.º Vicente Mira (CN Alvito); femininos: 1.º Beatriz Inácio (Entradense). Benjamins B – masculinos: 1.º Hugo Reis (Beja AC); femininos: 1.º Érica Santos (NDC Odemira). Infantis – masculinos: 1.º José Miguel Moreno (Beja AC); femininos: 1.º Avelina Liandro (NAR Messejanense). Iniciados – masculinos: 1.º Miguel Bom de Sousa (CN Alvito); femininos: 1.º Catalina Turcu (BNSC). Equipas: 1.º CN Alvito, 106 pontos.
Corta-mato absoluto curto distrital – absolutos femininos (3 000 m) – 1.º Ana Catarina Dias (NDC Odemira), 10.11’. 2.º Maria Rosário Silva (NAR Messejana), 10.40. 3.º Paula Laneiro (NDC Odemira), 10.54. Equipas: NDC Odemira, 17 pontos. Absolutos masculinos (4 000m) – 1.º Mussa Djau (Beja AC), 11.21’; 2.º Celso Graciano (Beja AC), 11.24; 3.º João Cruz (Beja AC), 11.27. Equipas: Beja AC, 14 pontos.
Fonte: http://da.ambaal.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário