A Seleção Nacional feminina sub-17 cumpriu, este domingo, a segunda jornada do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, na Estónia, tendo somado a segunda goleada em dois dias.
À semelhança do primeiro jogo do torneio, as comandadas de José Paisana chegaram ao intervalo deste segundo desafio com uma vantagem confortável. Um bis de Bárbara Marques, um golo de Catarina Amado e outro de Carlota Cristo colocaram Portugal na frente do marcador, já depois de Ana Rita ter defendido uma grande penalidade apontada pela formação de leste, sensivelmente a meio do primeiro tempo.

Quando estavam decorridos apenas quatro minutos de jogo no reatar da partida, a Equipa das Quinas voltou a marcar e quatro minutos depois chegava à marca do primeiro encontro da prova: 6-0.

Mas o marcador não se ficaria por aqui, o hat-trick de Carlota Cristo e o bis de Catarina Amado dilatram a vantagem para 8-0, seguindo-se o golo de Josephine Monteiro, a grande penalidade de Mariana Fong e os golos da estreante Tânia Mateus, que bisou no encontro já depois do tempo regulamentar.

Com este triunfo, Portugal é líder incontestável do Torneio de Desenvolvimento da UEFA. Mais tarde, pelas 14h00, será a vez das formações da Estónia e da Lituânia entrarem em campo.

José Paisana em discurso direto:
"Antes de mais gostaria de destacar a forma como estas jogadoras abordaram o jogo, sempre muito equilibradas e, acima de tudo, com muito respeito pelo adversário. Depois do jogo de ontem, sem treinarmos e contando apenas com questões emocionais e de pormenor, conseguimos retificar e melhorar o capítulo da finalização e isso viu-se pelo resultado. Entrámos muito fortes na partida, criámos muitas oportunidades, mas não marcámos de imediato e houve até uma grande penalidade defendida pela Ana Rita, quando ainda vencíamos por 1-0 e numa das raras oportunidades em que deixámos que a Ucrânia chegasse à nossa baliza.

Gostaria de dar os parabéns a todas as jogadoras que, fazendo parte de um grupo tão novinho e com vários registos - umas já tinham sido internacionais, outras não -, têm sido capazes de criar um grupo bastante solidário dentro e fora de campo e isso ajuda muito a alcançar bons resultados. É de enaltecer a forma como se entreajudam em todos os momentos e só espero que consigam manter esta união, porque quem beneficia é a Seleção Nacional. Contamos igualmente com um staff competente e de grande qualidade que contribui para o sucesso de todo o grupo, isto é igualmente determinante para as nossas vitórias.

Resumindo, esta goleada resulta da vontade destas jogadoras em fazerem sempre mais, é resultado do nosso mérito e não apenas demérito do nosso adversário. É o espelho de uma equipa bem organizada, em todos os aspetos."

Ficha de jogo
Torneio de Desenvolvimento da UEFA
2.ª Jornada
Estádio Nike Arena, Estónia

Árbitra: Klarlund Nielsen (Din). Árbitras assistentes: Vivi Kattenhoj (Din) e Juta Saan (Est). Quarta-árbitra: Reelika Turi (Est).
Portugal 12-0 Ucrânia (4-0, ao intervalo)
Portugal: Ana Rita (Daniela Araújo, 68'), Bruna Costa, Margarida Machado (Inês Galvão, 58'), Leandra Pereira (Ana Rita Coutinho, 41'), Mariana Fong - cap., Bárbara Marques (Catarina Carmo, 50'), Ana Rute (Adriana Mendes, 50'), Diana Gomes, Rita Cheganças (Tânia Mateus, 41'), Carlota Cristo (Josephine Monteiro, 58') e Catarina Amado (Ana Jorge, 58').
Suplente não utilizada: Beatriz Vieira. Treinador: José Paisana. Golos: Bárbara Marques (17', 27'), Catarina Amado (25', 53'), Carlota Cristo (37', 44', 55'), Ana Rita Coutinho (48'), Josephine Monteiro (61'), Mariana Fong (63', g.p.), Tânia Mateus (66', 80+2'). Disciplina: Cartão amarelo exibido a Bruna Costa (22').

Ucrânia: Ol'ha Ryabovol - cap. (Viktoriya Kremchanina, 72'), Viktoriya Horbach, Tetyana Petrova (Khrystyna Kozub, 31'), Maryna Kosik, Olena Katerynina (Valeriya Postol, 31'), Anastasiya Kumeda, Daryna Oliynyk, Iryna Rybalkina, Nataliya Hryb, Yuliya Semenyuk (Tetyana Bubnyak, 56') e Viktoriya Seremchuk (Nadiya Boychuk, 41').
Suplentes não utilizadas: Maryna Shaynyuk, Nadiya Kunina.
Treinador: Sergii Sapronov. Golos: Nada a assinalar.
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Anastasiya Kumeda (28').
Fonte: FpF.PT